Título: | OS SERTÕES DE JOSÉ DE ALENCAR NA OBRA O SERTANEJO (1875) | ||||||||||||
Autor: |
ANDRE VILACA GUERRA MONTEIRO |
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Colaborador(es): |
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - Orientador |
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Catalogação: | 02/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68687&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68687&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68687 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No livro O sertanejo, de 1875, José de Alencar traz contribuições
importantes para os estudos dos sertões. O livro nos permite ainda compreender as
transformações do seu pensamento em relação à construção da nação no Brasil. A
presente pesquisa tem como tema os novos significados que o conceito de sertão
adquire nesta obra. A questão central da dissertação é: 1) no livro O sertanejo, o
sertão aparece como espaço híbrido, ponto de encontro entre a civilização e a selva.
Ao colocar o sertão nesse espaço de entre-lugares, por que uma mudança tão
significativa em relação ao sertão na obra aqui analisada, considerando que em suas
obras anteriores, O guarani (1857) e Iracema (1867) o sertão é compreendido como
selva e em As minas de prata (1865) simplesmente como o lugar onde os
colonizadores encontraram metais e pedras preciosas?
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