Título: | HABILIDADES LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS NO PROCESSAMENTO DE ESTRUTURAS DE ALTO CUSTO: POSSÍVEIS EFEITOS DO FECHAMENTO DE ESCOLAS NA PANDEMIA COVID-19 | ||||||||||||
Autor: |
JULIANNA BREIA MARTINS |
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Colaborador(es): |
LETICIA MARIA SICURO CORREA - Orientador |
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Catalogação: | 02/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68683&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68683&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68683 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo investiga as habilidades linguísticas de crianças no
processamento de estruturas linguísticas de alto custo. Foca-se nos possíveis efeitos
do fechamento das escolas em decorrência da pandemia COVID-19 no desempenho
de tarefas que envolvam estruturas de alto custo de processamento. Compara o
desempenho linguístico de crianças de uma escola da rede pública de ensino do Rio
de Janeiro em dois momentos: imediatamente após a reabertura das escolas, em
2022, após seu fechamento em decorrência da pandemia COVID-19 e um ano após
a flexibilização do isolamento social, em 2023. Foram testados 100 escolares, com
idade média de 9,5 anos e 8,8 anos, sem diagnóstico anterior de problemas de
linguagem, por meio do módulo sintático da bateria MABILIN (Módulos de
Avaliação de Habilidades Linguísticas), com vistas ao rastreio de dificuldades de
linguagem, como as sugestivas do TDL (Transtorno do Desenvolvimento da
Linguagem). No ano de 2022, das crianças testadas, 35,47 por cento apresentaram algum
grau de dificuldade na compreensão das estruturas do MABILIN 1. Em
contrapartida, em 2023, do total de crianças que apresentaram dificuldades em
2022, 61,1 por cento (22) não apresentaram mais dificuldades em 2023. Portanto, conclui-se ser possível que a pandemia COVID-19 tenha promovido dificuldades no
desenvolvimento de habilidades linguísticas em escolares, embora não haja
evidências claras de aumento da incidência de TDL.
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