Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TRANSPOSIÇÃO DE SIRNA ENCAPSULADO COM POLÍMEROS ATRAVÉS DE MODELOS DE SURFACTANTE PULMONAR NA INTERFACE
Autor: LUCAS MIGUEL PEREIRA DE SOUZA
Colaborador(es): ANDRE SILVA PIMENTEL - Orientador
Catalogação: 26/NOV/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68665&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68665&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68665
Resumo:
Simulações de dinâmica molecular coarse-grained foram usadas para investigar diferentes polímeros para o encapsulamento de um siRNA para a transposição em modelos de surfactante pulmonar. Os modelos consistiam em uma monocamada de 1,2-dipalmitoil-sn-glicero-3-fosfatidilcolina (DPPC) ou uma mistura 70:30 de DPPC e 1,2-palmitoil-sn-glicero-3-fosfo-(1 -sn-glicerol) (DPPG). Os nanocarreadores escolhidos para encapsular o siRNA anti-TNF foram o polietilenoglicol (PEG) e a polietilenimina (PEI). Acredita-se que o uso do siRNA para o silenciamento genético da citocina TNF pode ser terapêutico para algumas doenças inflamatórias, em especial, pulmonares. As simulações mostraram que as nanopartículas contendo apenas PEG promovem o arraste de fosfolipídeos do modelo de surfactante pulmonar, formando uma coroa lipídica. As nanopartículas contendo apenas PEI ou PEI e PEG causaram certas perturbações à monocamada, porém, nenhum colapso do filme durante a transposição da nanopartícula foi observado. O método de amostragem guarda-chuva foi utilizado para calcular a energia livre de Gibbs da transposição da nanopartícula através do modelo de surfactante pulmonar contendo apenas DPPC. A presença do PEG na nanopartícula causou uma diminuição na energia livre de Gibbs em relação ao siRNA nãoencapsulado, enquanto a presença do PEI não causou mudança. Os resultados implicam que siRNA encapsulado com ambos PEI e PEG melhoram a transposição do siRNA anti-TNF através de modelos de surfactante pulmonar na interface gáslíquido.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF