Título: | QUILOMBO É ONDE ESTOU: EXPERIÊNCIAS, SABERES INSURGENTES E A INTELECTUALIDADE NEGRA ORGÂNICA DE BEATRIZ NASCIMENTO (1942-1995) | ||||||||||||
Autor: |
ELAINE MONTEIRO RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI - Orientador |
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Catalogação: | 21/NOV/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68644&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68644&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68644 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa tem como objetivo ampliar a visibilidade da obra de Maria
Beatriz Nascimento, uma historiadora e intelectual negra que (re)escreveu a
história do Brasil a partir da perspectiva dos quilombos. A dissertação se divide
em três capítulos, que abordam diferentes aspectos da trajetória intelectual de
Beatriz, desde sua formação acadêmica até sua atuação política e cultural. O
primeiro capítulo examina o contexto histórico e social em que Beatriz se inseriu e
atuou, bem como seus intercâmbios e diálogos com outros intelectuais de sua
geração. O segundo capítulo analisa o processo de pesquisa de Beatriz sobre os
quilombos, os conceitos e as referências filosóficas que ela mobilizou, e as
contribuições que ela fez para o pensamento quilombola. O terceiro capítulo
reflete sobre a produção de conhecimento de Beatriz com foco na experiência das
mulheres negras, discutindo como ela construiu sua identidade subversiva e
utilizou sua escrita como ferramenta de transformação social. A pesquisa se baseia
em fontes documentais e manuscritas de Beatriz, bem como em autores que
abordam temas relacionados à sua obra.
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