Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PRINCÍPIO ESTÉTICO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: GÊNESE E PERCURSO
Autor: JEANE DE ARAUJO SILVA
Colaborador(es): MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 14/NOV/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68636&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68636&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68636
Resumo:
A presente pesquisa busca refletir sobre a origem e o percurso do princípio estético nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009. Tal documento possui como eixos norteadores as interações e a brincadeira e, como princípios, a ética, a estética e a política. A intenção é compreender sua construção, os conceitos por detrás do princípio estético e a formulação do texto final que aparece no documento. Ao abordar o princípio estético, cabe refletir sobre as infâncias que o documento prioriza, as linguagens artísticas, a formação do professor de educação infantil, a estética elaborada para as instituições que recebem crianças tão pequenas. Para tanto, buscamos o diálogo e reflexão com referenciais que abordam os temas presentes neste trabalho, como Sarmento, Larrosa, Carvalho, Duarte Junior e Vigotski. Esta pesquisa tem como metodologia a abordagem qualitativa, a partir da análise documental, uma vez que esta pesquisa fez uso de dois documentos para apresentar a gênese do princípio estético: Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica - Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas para a Educação Infantil e as Práticas Cotidianas na Educação Infantil - Bases para a Reflexão sobre as Orientações Curriculares, ambos de 2009. Também compõe a metodologia a entrevista semiestruturada, para guiar a conversa entre as duas consultoras que atuaram no planejamento, elaboração e escrita dos dois documentos escolhidos para análise. A pesquisa chega a alguns achados sobre como o princípio estético foi concebido e como acontece a sua recepção entre os professores, apontou caminhos que podem nos convidar a repensar a maneira como os professores se apropriam deste princípio em sua prática pedagógica. A partir das entrevistas concedidas, foi possível vislumbrar uma estética cuidadosamente pensada para as infâncias brasileiras que são muitas e a urgência em trazer a estesia, a educação dos sentidos e afetos para uma docência entre as crianças. A pesquisa também indica que há muito o que escavar sobre o princípio estético e sua interpretação por parte daqueles que atuam com crianças, apontando que o próprio conceito de estética pode suscitar dúvidas entre os docentes. Assim, a pesquisa não se assume como findada, antes indica outros caminhos frutíferos para se pensar a estética na educação infantil. Um dos caminhos seria pensar a própria estética para as infâncias e, mais especificamente, uma estética para as infâncias brasileiras.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF