Título: | PRINCÍPIO ESTÉTICO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: GÊNESE E PERCURSO | ||||||||||||
Autor: |
JEANE DE ARAUJO SILVA |
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Colaborador(es): |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 14/NOV/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68636&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68636&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68636 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente pesquisa busca refletir sobre a origem e o percurso do princípio estético
nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009.
Tal documento possui como eixos norteadores as interações e a brincadeira e, como
princípios, a ética, a estética e a política. A intenção é compreender sua construção,
os conceitos por detrás do princípio estético e a formulação do texto final que
aparece no documento. Ao abordar o princípio estético, cabe refletir sobre as
infâncias que o documento prioriza, as linguagens artísticas, a formação do
professor de educação infantil, a estética elaborada para as instituições que recebem
crianças tão pequenas. Para tanto, buscamos o diálogo e reflexão com referenciais
que abordam os temas presentes neste trabalho, como Sarmento, Larrosa, Carvalho,
Duarte Junior e Vigotski. Esta pesquisa tem como metodologia a abordagem
qualitativa, a partir da análise documental, uma vez que esta pesquisa fez uso de
dois documentos para apresentar a gênese do princípio estético: Subsídios para
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica - Diretrizes Curriculares
Nacionais Específicas para a Educação Infantil e as Práticas Cotidianas na
Educação Infantil - Bases para a Reflexão sobre as Orientações Curriculares, ambos
de 2009. Também compõe a metodologia a entrevista semiestruturada, para guiar a
conversa entre as duas consultoras que atuaram no planejamento, elaboração e
escrita dos dois documentos escolhidos para análise. A pesquisa chega a alguns
achados sobre como o princípio estético foi concebido e como acontece a sua
recepção entre os professores, apontou caminhos que podem nos convidar a
repensar a maneira como os professores se apropriam deste princípio em sua prática
pedagógica. A partir das entrevistas concedidas, foi possível vislumbrar uma
estética cuidadosamente pensada para as infâncias brasileiras que são muitas e a
urgência em trazer a estesia, a educação dos sentidos e afetos para uma docência
entre as crianças. A pesquisa também indica que há muito o que escavar sobre o
princípio estético e sua interpretação por parte daqueles que atuam com crianças,
apontando que o próprio conceito de estética pode suscitar dúvidas entre os
docentes. Assim, a pesquisa não se assume como findada, antes indica outros
caminhos frutíferos para se pensar a estética na educação infantil. Um dos caminhos
seria pensar a própria estética para as infâncias e, mais especificamente, uma
estética para as infâncias brasileiras.
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