Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OTIMIZAÇÃO DO CRITÉRIO DE ACEITAÇÃO DE INSTRUMENTOS ASSOCIADOS AO SISTEMA DINÂMICO DE MEDIÇÃO DE GLP
Autor: GUSTAVO PESSANHA ALVIM
Colaborador(es): ELCIO CRUZ DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 14/NOV/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68630&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68630&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68630
Resumo:
A Portaria INMETRO número 291, de 7 de julho de 2021, estabelece um erro máximo admissível de 1,0 por cento para o valor final obtido pelo sistema dinâmico de medição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou seja, a massa de GLP. Adicionalmente, o regulamento define, de forma univariada, erros máximos para grandezas associadas, como pressão estática, temperatura e massa específica. O objetivo desta dissertação foi propor a otimização dos critérios de aceitação da calibração de instrumentos associados ao sistema de medição de GLP, com base nos preceitos estabelecidos pela Portaria INMETRO número 291. A motivação deste estudo foi a necessidade de uma avaliação multivariada que visasse à otimização dos critérios-limites de aceitação da calibração desses instrumentos secundários no sistema de medição dinâmico de GLP. A aplicação das metodologias Planejamento de Experimentos do tipo Box-Behnken e Doehlert, e Análise de Superfícies de Respostas mostrou-se eficaz, pois os resultados obtidos definiram, de forma multivariada, critérios-limites otimizados para a calibração de cada um dos transmissores secundários supracitados. Por fim, concluiu-se que foi possível ultrapassar os valores-limite propostos e, ainda assim, manter a variável de saída (massa de GLP) dentro do erro máximo admissível de 1,0 por cento para o sistema de medição. Como consequência direta, evitou-se o descarte desnecessário de instrumentos que, inicialmente, não estariam dentro dos parâmetros exigidos, mantendo, ao mesmo tempo, o nível de confiabilidade requirido pela Portaria reguladora.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF