Título: | IDENTIDADE E MISSÃO DO SETOR DE CULTURA RELIGIOSA DA PUC-RIO À LUZ DE UMA ANTROPOLOGIA BIO-HISTÓRICA | ||||||||||||
Autor: |
MONICA BAPTISTA CAMPOS |
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Colaborador(es): |
LUCIA PEDROSA DE PADUA - Orientador |
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Catalogação: | 11/NOV/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68601&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68601&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68601 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese busca construir a trajetória do setor de Cultura Religiosa (CRE) da
PUC-Rio e apontar caminhos para o seu desenvolvimento no século XXI. O setor
da CRE tem características peculiares dentro da universidade, pois ministra aulas
obrigatórias de teologia para estudantes de todos os cursos, menos para os discentes
do curso de Teologia. Esta singularidade aponta para uma territorialidade distinta
das demais salas de aulas ministradas na universidade, e neste sentido, o setor
apresenta características que se revelam significativas no mundo contemporâneo.
Também procuramos oferecer perspectivas para alinhar a Cultura Religiosa às
propostas do papa Francisco para a educação católica e ao Pacto Educativo Global.
Neste sentido, foi significativo o desenvolvimento de uma antropologia que possa
responder às necessidades de uma educação humanizada e humanizadora numa
região de fronteira acadêmica – as salas de aula da Cultura Religiosa. A
antropologia bio-histórica é um elemento chave para a proposta de uma educação
que integre as dimensões do ser humano. O maior diferencial deste olhar
antropológico é a proposta de articulação entre as dimensões do sentido
(hermenêutica) e da performance (presença) e o entendimento que o ser humano se
situa existencialmente entre o cronos e o kairós. A pesquisa procura enfatizar a
elaboração da dimensão da performance, elencando e refletindo sobre alguns
conceitos: cotidiano, epifania, encontro-improvisação, espontaneidade, fluxomovimento e intuição. A antropologia bio-histórica nasce com um caráter
interdisciplinar, incorporando – principalmente – elementos e reflexões
originariamente das artes do corpo, tais como a dança, o teatro, as artes marciais e
a expressão corporal. Nessa linha, destacam-se autores como Ivaldo Bertazzo,
Richard Shusterman, Jacob Levy Moreno e Steve Paxton. Desta forma, a tese
prioriza a dimensão do corpo e da corporalidade, que de certa forma foi pouco
investigada na teologia ocidental. Isso implica uma mudança de enfoque, de uma
abordagem predominantemente cognitiva e interpretativa para uma que valorize a
experiência sensorial, emocional e corporal. O caráter interdisciplinar desta
antropologia visa ser um passo para a construção de uma abordagem
transdisciplinar no setor de Cultura Religiosa – instância que melhor representa a
identidade e missão da Pontifícia Universidade Católica e que se constitui como um
dos setores da universidade com grande potencial de diálogo e humanização a ser
desenvolvido no século XXI.
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