Título: | ANÁLISE NUMÉRICA E COMPORTAMENTO MECÂNICO EXPERIMENTAL DE VIGAS DE UHPC COM SEÇÃO TRANSVERSAL OTIMIZADA | ||||||||||||
Autor: |
PAULO HENRIQUE MARANGONI FEGHALI |
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Colaborador(es): |
FLAVIO DE ANDRADE SILVA - Orientador PABLO AUGUSTO KRAHL - Coorientador |
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Catalogação: | 11/NOV/2024 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68593&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68593&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68593 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O concreto de ultra alto desempenho (UHPC) reforçado com fibras é um material que foi
desenvolvido nas últimas décadas para atender à necessidade de estruturas modernas por
um material mais resistente e durável. Suas características altamente não lineares tanto
na tração quanto na compressão levam a um comportamento complexo. Além disso, a
distribuição não homogênea das fibras e a alta resistência à tração, quando comparada ao
concreto convencional, resultam em menor ductilidade para vigas de UHPC. A análise de
elementos finitos mostra ser uma ferramenta adequada para representar a resposta de
elementos estruturais de UHPC, mas a calibragem do modelo deve ser aplicada
corretamente e técnicas de modelagem coerentes devem ser usadas para representar
corretamente os tramos pós-pico de curvas força-deslocamento para vigas de UHPC
submetidas a testes de flexão de quatro pontos. Foi realizada uma extensa caracterização
do material tanto em tração quanto em compressão. Testes axiais monotônicos foram
conduzidos para obter curvas tensão-deformação na compressão e tensão-abertura de
fissura na tração. Testes cíclicos foram realizados para determinar a evolução do dano
experimental em compressão e na tração. Esses dados serviram como referência para
calibrar modelos uniaxiais e modelos de evolução de dano de acordo com expressões
analíticas disponíveis na literatura. Modelos heterogêneos simulando a dispersão do
material nas propriedades mecânicas do UHPC ao longo do volume das vigas foram
utilizados para obter uma seção transversal que apresentasse resistência otimizada,
mantendo a ductilidade desejada. Finalmente, cinco vigas foram testadas, com diferentes
formas e porcentagens de reforço, e estratégias de modelagem foram comparadas aos
dados experimentais das vigas.
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