Título: | HISTÓRIA LOCAL EM SALA DE AULA: (RE) CONTANDO A HISTÓRIA DE PARAÍBA DO SUL-RJ | ||||||||||||
Autor: |
RAFAEL RANGEL DE FIGUEIREDO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 05/NOV/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68571&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68571&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68571 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Essa dissertação se propõe a discutir o ensino de História Local em Paraíba
do Sul-RJ, situada na região Centro-Sul Fluminense, nas aulas de História do
segundo segmento do Ensino Fundamental. Para isso, fora realizada uma
caracterização da cidade, levando em consideração fatores como os
socioeconômicos atuais e um breve levantamento da História da cidade, objeto a
ser trabalhado em sala de aula como instrumento de formação de consciência
histórica, capaz de despertar no discente um processo crítico-reflexivo da
realidade na qual se encontra inserido e que dele faz parte, de maneira a contribuir
para construção das identidades desses jovens e de sua cidadania. O local, além de
estratégia, também é abordado como instrumento de compreensão das raízes de
cada um, da formação de uma memória coletiva, de modo que compreenda suas
dinâmicas, bem como suas expressões culturais e o sentimento de pertencimento.
Para compreender como a temática é tratada pela Rede Municipal de Paraíba do
Sul, foram feitos levantamento e análise das legislações municipais sobre seu
ensino e materiais utilizados, bem como a análise de instrumentos que buscam
preservar a História, memória e cultura locais. Diante de todo o material analisado
e conectado as habilidades e competências preconizadas pela Base Nacional
Comum Curricular, como produto dessa pesquisa, desenvolveu-se uma caixa de
história para os alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, que possibilita um
ensino mais significativo da disciplina, através da análise e interpretação de fontes
diversificadas sobre o local, que, por intermédio da cientificidade historiográfica,
permitirá produzir narrativas que contribuam para a formação das identidades
individuais e sul-paraibana. Foi ainda preparado, como parte integrante da caixa,
material de apoio para professores, tanto para o desenvolvimento de suas
propostas, quanto para montagem de suas aulas, contribuindo em parte para a
disponibilização de materiais relativos a História de Paraíba do Sul.
|
|||||||||||||
|