Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: HISTÓRIA LOCAL EM SALA DE AULA: (RE) CONTANDO A HISTÓRIA DE PARAÍBA DO SUL-RJ
Autor: RAFAEL RANGEL DE FIGUEIREDO
Colaborador(es): MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador
Catalogação: 05/NOV/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68571&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68571&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68571
Resumo:
Essa dissertação se propõe a discutir o ensino de História Local em Paraíba do Sul-RJ, situada na região Centro-Sul Fluminense, nas aulas de História do segundo segmento do Ensino Fundamental. Para isso, fora realizada uma caracterização da cidade, levando em consideração fatores como os socioeconômicos atuais e um breve levantamento da História da cidade, objeto a ser trabalhado em sala de aula como instrumento de formação de consciência histórica, capaz de despertar no discente um processo crítico-reflexivo da realidade na qual se encontra inserido e que dele faz parte, de maneira a contribuir para construção das identidades desses jovens e de sua cidadania. O local, além de estratégia, também é abordado como instrumento de compreensão das raízes de cada um, da formação de uma memória coletiva, de modo que compreenda suas dinâmicas, bem como suas expressões culturais e o sentimento de pertencimento. Para compreender como a temática é tratada pela Rede Municipal de Paraíba do Sul, foram feitos levantamento e análise das legislações municipais sobre seu ensino e materiais utilizados, bem como a análise de instrumentos que buscam preservar a História, memória e cultura locais. Diante de todo o material analisado e conectado as habilidades e competências preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular, como produto dessa pesquisa, desenvolveu-se uma caixa de história para os alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, que possibilita um ensino mais significativo da disciplina, através da análise e interpretação de fontes diversificadas sobre o local, que, por intermédio da cientificidade historiográfica, permitirá produzir narrativas que contribuam para a formação das identidades individuais e sul-paraibana. Foi ainda preparado, como parte integrante da caixa, material de apoio para professores, tanto para o desenvolvimento de suas propostas, quanto para montagem de suas aulas, contribuindo em parte para a disponibilização de materiais relativos a História de Paraíba do Sul.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF