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Título: NARRATIVAS DE (RE)DESCOBRIMENTO: UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA RACIAL DE UNIVERSITÁRIOS NEGROS DE PELE CLARA NA PUC-RIO
Autor: JOANA SOARES GOMES
Colaborador(es): LIANA DE ANDRADE BIAR - Orientador
ETYELLE PINHEIRO DE ARAUJO - Coorientador
Catalogação: 05/NOV/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68569&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68569&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68569
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o Letramento Racial – compreensão crítica das dinâmicas raciais e suas implicações sociais, capacitando indivíduos a reconhecer, questionar e combater o racismo estrutural – e a Pigmentocracia – uma das manifestações racistas que considera a cor da pele um importante fator de estratificação social –, tópicos que emergem nas narrativas de ex-alunos negros de pele clara da graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Nessas narrativas, nos debruçamos sobre como os participantes constroem suas identidades raciais e como tais identidades, na interação social, geram reflexões sobre o desenvolvimento de multiletramentos, em especial o Letramento Racial Crítico e o Letramento de Reexistência, como uma presença contínua na universidade. O referencial teórico desta pesquisa, guiada pela metodologia qualitativa-interpretativista, baseia-se em categorias derivadas da Análise de Narrativa, o que nos permite priorizar uma perspectiva microssocial dos relatos trazidos nas entrevistas semiestruturadas, realizadas com três participantes. As interações que se desenvolvem reforçam e ao mesmo tempo afrouxam arranjos sociais, que se tornam visíveis como resultado da prática narrativa. Assim, as análises nos direcionam para as práticas identitárias de ex-alunos negros de pele clara da PUC-Rio e aos conflitos discursivos em torno do racismo em uma instituição elitista, predominantemente branca, e localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, bem como apresentam a importância dos efeitos do letramento racial no cotidiano profissional desses estudantes.
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