Título: | NARRATIVAS DE (RE)DESCOBRIMENTO: UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA RACIAL DE UNIVERSITÁRIOS NEGROS DE PELE CLARA NA PUC-RIO | ||||||||||||
Autor: |
JOANA SOARES GOMES |
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Colaborador(es): |
LIANA DE ANDRADE BIAR - Orientador ETYELLE PINHEIRO DE ARAUJO - Coorientador |
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Catalogação: | 05/NOV/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68569&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68569&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68569 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o Letramento Racial –
compreensão crítica das dinâmicas raciais e suas implicações sociais, capacitando
indivíduos a reconhecer, questionar e combater o racismo estrutural – e a
Pigmentocracia – uma das manifestações racistas que considera a cor da pele um
importante fator de estratificação social –, tópicos que emergem nas narrativas de
ex-alunos negros de pele clara da graduação da Pontifícia Universidade Católica do
Rio de Janeiro (PUC-Rio). Nessas narrativas, nos debruçamos sobre como os
participantes constroem suas identidades raciais e como tais identidades, na
interação social, geram reflexões sobre o desenvolvimento de multiletramentos, em
especial o Letramento Racial Crítico e o Letramento de Reexistência, como uma
presença contínua na universidade. O referencial teórico desta pesquisa, guiada pela
metodologia qualitativa-interpretativista, baseia-se em categorias derivadas da
Análise de Narrativa, o que nos permite priorizar uma perspectiva microssocial dos
relatos trazidos nas entrevistas semiestruturadas, realizadas com três participantes.
As interações que se desenvolvem reforçam e ao mesmo tempo afrouxam arranjos
sociais, que se tornam visíveis como resultado da prática narrativa. Assim, as
análises nos direcionam para as práticas identitárias de ex-alunos negros de pele
clara da PUC-Rio e aos conflitos discursivos em torno do racismo em uma
instituição elitista, predominantemente branca, e localizada na Zona Sul do Rio de
Janeiro, bem como apresentam a importância dos efeitos do letramento racial no
cotidiano profissional desses estudantes.
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