Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANSIEDADE NO PUERPÉRIO E O PAPEL DO PERFECCIONISMO
Autor: LIANDRA GUEDES TEIXEIRA
Colaborador(es): BRENO SANVICENTE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 31/OUT/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68525&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68525&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68525
Resumo:
O puerpério é o período de reestabelecimento do funcionamento pré-gravídico da mulher após o parto e é acompanhado de alterações biológicas, psicológicas e sociais. Com essas alterações, quadros psicopatológicos, como os transtornos de ansiedade, podem ocorrer. A partir de uma compreensão transdiagnóstica, alguns processos podem influenciar na apresentação de psicopatologias no puerpério, como o perfeccionismo. Considerando esse período como relevante para a saúde mental da mulher, o objetivo dessa dissertação é compreender a presença dos transtornos da ansiedade e o papel do perfeccionismo no puerpério. O artigo 1 verifica a prevalência dos transtornos de ansiedade na gestação e no puerpério a partir de uma revisão sistemática com estudos que utilizaram entrevistas diagnósticas baseadas nos critérios do DSM-IV, DSM-IV-TR, DSM-5 e CID-10, os quais foram mantidos na organização do DSM-5-TR. Já o artigo 2 se propôs a traduzir, adaptar e avaliar as propriedades psicométricas da Escala Multidimensional de Perfeccionismo de Frost em uma amostra de mulheres brasileiras e comparar os grupos de puérperas e não puérperas. Os resultados demonstram uma prevalência significativa de transtornos de ansiedade nesse período e identificam a viabilidade da utilização desse instrumento de perfeccionismo para mulheres no Brasil. Ao apresentar algumas limitações, sugere-se a realização de estudos futuros que busquem ampliar tal investigação e propor estratégias de proteção a saúde mental materna.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF