Título: | INTELIGÊNCIA GERAL E TRANSTORNO DE PERSONALIDADE LIMÍTROFE: EFEITOS E RESULTADOS DO TRATAMENTO | ||||||||||||
Autor: |
FELIPE DE DIOS ALMEIDA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
BRENO SANVICENTE VIEIRA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/OUT/2024 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68503&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68503&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68503 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este artigo examina dois aspectos inter-relacionados do transtorno de
personalidade borderline (TPB): sua ligação com a inteligência geral e a eficácia da
Terapia Comportamental Dialética (DBT) para indivíduos com dificuldades de
aprendizagem. Em comparação com os grupos de controle, os indivíduos com TPB
apresentaram pontuações de QI significativamente mais baixas. Além disso, foram
identificadas deficiências cognitivas distintas, potencialmente impactando a
regulação emocional e comportamental. Os resultados mostraram que os cursos de
terapia adaptada de DBT podem trazer melhorias significativas nas habilidades
essenciais da DBT, como regulação emocional, eficácia interpessoal e tolerância ao
sofrimento. Compreender os aspectos cognitivos do TPB pode informar
intervenções mais eficazes, enquanto terapias adaptáveis como a DBT podem
atender às necessidades específicas de indivíduos com dificuldades de
aprendizagem. Esta dissertação incentiva uma maior exploração da interação entre
o funcionamento cognitivo e os resultados terapêuticos, particularmente em
populações com transtornos de personalidade.
|
|||||||||||||
|