Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INTELIGÊNCIA GERAL E TRANSTORNO DE PERSONALIDADE LIMÍTROFE: EFEITOS E RESULTADOS DO TRATAMENTO
Autor: FELIPE DE DIOS ALMEIDA
Colaborador(es): BRENO SANVICENTE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 28/OUT/2024 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68503&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68503&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68503
Resumo:
Este artigo examina dois aspectos inter-relacionados do transtorno de personalidade borderline (TPB): sua ligação com a inteligência geral e a eficácia da Terapia Comportamental Dialética (DBT) para indivíduos com dificuldades de aprendizagem. Em comparação com os grupos de controle, os indivíduos com TPB apresentaram pontuações de QI significativamente mais baixas. Além disso, foram identificadas deficiências cognitivas distintas, potencialmente impactando a regulação emocional e comportamental. Os resultados mostraram que os cursos de terapia adaptada de DBT podem trazer melhorias significativas nas habilidades essenciais da DBT, como regulação emocional, eficácia interpessoal e tolerância ao sofrimento. Compreender os aspectos cognitivos do TPB pode informar intervenções mais eficazes, enquanto terapias adaptáveis como a DBT podem atender às necessidades específicas de indivíduos com dificuldades de aprendizagem. Esta dissertação incentiva uma maior exploração da interação entre o funcionamento cognitivo e os resultados terapêuticos, particularmente em populações com transtornos de personalidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF