Título: | DESCARBONIZAÇÃO MARÍTIMA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO À MARINHA DO BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
ROBERTA VALENTIM MARTINS DOS SANTOS |
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Colaborador(es): |
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador RENAN SILVA SANTOS - Coorientador |
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Catalogação: | 24/OUT/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68464&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68464&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68464 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Estudos demonstram um aumento de 9,3 por cento nas emissões marítimas de CO2
entre 2012 e 2018. Nos últimos anos, muitas estratégias vêm sendo utilizadas para
melhorar a eficiência dos navios e reduzir a emissão de carbono. Nesse contexto,
este estudo tem como objetivo identificar a solução mais adequada entre as
tecnologias de descarbonização marítima disponíveis para aplicação em um navio
de guerra da Marinha do Brasil. Como metodologia, é realizada uma revisão
terciária da literatura e um estudo de caso, com aplicação de um método misto de
análise multicritério para rankeamento e seleção de tecnologias, baseado na opinião
de especialistas da Marinha do Brasil. O estudo de caso está baseado em três
proposições de pesquisa: (i) é possível que a Marinha do Brasil implemente
tecnologias voltadas para descarbonização em um Navio de Guerra; (ii) os
resultados dos estudos são generalizáveis para outros Navios de Guerra com
tamanhos e tipos de viagens similares; (iii) a Marinha do Brasil é capaz de se alinhar
à teoria da ambidestria organizacional, ao implementar tecnologias novas voltadas
para a descarbonização de navios. Os resultados demonstram que a utilização de
motor de combustão interna com aplicação de biocombustíveis do tipo drop-in
ainda é a escolha mais apropriada para o navio de guerra selecionado. O estudo
oferece uma contribuição prática e teórica para descarbonização marítima, ao
apresentar o estado da arte das tecnologias e combustíveis alternativos disponíveis,
bem como sua aplicabilidade no setor naval.
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