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Título: DESCARBONIZAÇÃO MARÍTIMA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO À MARINHA DO BRASIL
Autor: ROBERTA VALENTIM MARTINS DOS SANTOS
Colaborador(es): ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
RENAN SILVA SANTOS - Coorientador
Catalogação: 24/OUT/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68464&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68464&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68464
Resumo:
Estudos demonstram um aumento de 9,3 por cento nas emissões marítimas de CO2 entre 2012 e 2018. Nos últimos anos, muitas estratégias vêm sendo utilizadas para melhorar a eficiência dos navios e reduzir a emissão de carbono. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar a solução mais adequada entre as tecnologias de descarbonização marítima disponíveis para aplicação em um navio de guerra da Marinha do Brasil. Como metodologia, é realizada uma revisão terciária da literatura e um estudo de caso, com aplicação de um método misto de análise multicritério para rankeamento e seleção de tecnologias, baseado na opinião de especialistas da Marinha do Brasil. O estudo de caso está baseado em três proposições de pesquisa: (i) é possível que a Marinha do Brasil implemente tecnologias voltadas para descarbonização em um Navio de Guerra; (ii) os resultados dos estudos são generalizáveis para outros Navios de Guerra com tamanhos e tipos de viagens similares; (iii) a Marinha do Brasil é capaz de se alinhar à teoria da ambidestria organizacional, ao implementar tecnologias novas voltadas para a descarbonização de navios. Os resultados demonstram que a utilização de motor de combustão interna com aplicação de biocombustíveis do tipo drop-in ainda é a escolha mais apropriada para o navio de guerra selecionado. O estudo oferece uma contribuição prática e teórica para descarbonização marítima, ao apresentar o estado da arte das tecnologias e combustíveis alternativos disponíveis, bem como sua aplicabilidade no setor naval.
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