Título: | EXPERIÊNCIA E AUTONOMIA: O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA CRIAÇÃO DO CLUBE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OSWALDO ARANHA (CRIO) NO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (CMRJ) | ||||||||||||
Autor: |
PATRICK DANZA GRECO |
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Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 24/OUT/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68451 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente dissertação relata a experiência de ensino de História realizada
no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) por meio da implantação de um
projeto extracurricular de Relações Internacionais (R.I.), o qual levou à criação de
um clube de R.I. (CRIO) e, consequentemente, à ampliação dos alcances originais
da proposta. Pensa a cultura própria da instituição, seus limites e oportunidades,
para a construção de um ensino de História mais amplo. Advoga a possibilidade e
a necessidade dessa construção, apontando alguns caminhos temáticos, mas sempre
partindo da ação criadora discente e lastreando toda a experiência na autonomia dos
alunos. Como intervenção pedagógica que está a ocorrer, coloca-se em permanente
elaboração, trazendo este trabalho uma reflexão teórica das ações até aqui
realizadas inspirando-se em formulações e conceitos de Paulo Freire, bell hooks e
E.P.Thompson.
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