Título: | O DESIGN NO DESENVOLVIMENTO E USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INTELIGENTES E (SEMI) AUTÔNOMAS | ||||||||||||
Autor: |
CID MOREIRA BOECHAT |
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Colaborador(es): |
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 07/OUT/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68329&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68329&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68329 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Tecnologias educacionais (semi) autônomas baseadas em Inteligência Artificial vêm buscando registrar, avaliar e prever o comportamento cognitivo e emocional dos alunos, gerando respostas e trilhas de aprendizagem personalizadas.
Espera-se que, em alguns anos, sejam massificadas em diferentes aplicações educacionais. Porém, são produtos baseados em tecnologias muito novas, questionados em aspectos humanos e éticos e com efeitos ainda desconhecidos. Neste cenário, se adotados sem o devido cuidado, podem gerar efeitos prejudiciais aos humanos. Essas edtechs são por vezes desenvolvidas em startups jovens, com poucos funcionários e em clima de incerteza, dentro de um contexto social e econômico que demanda o uso dessas tecnologias na Educação. Partindo da hipótese
que aplicar visões centradas no ser humano, sistêmicas e participativas do Design
permite ajudar a construir uma abordagem de uso e desenvolvimento que inclua
questões conceituais, contextuais e intrínsecas dessas tecnologias, a questão central da pesquisa é: dadas as complexidades que cercam Tecnologia e Educação,
como abordagens de Design podem contribuir para uma adoção e desenvolvimento de Edtechs inteligentes e/ou (semi) autônomas que considerem as características e particularidades dessas tecnologias tão novas e desafiadoras? Para buscar a
resposta, a tese usou como método uma pesquisa de campo, onde explorou o desenvolvimento e uso dessas tecnologias, questionando quais podem ser os seus
riscos, desafios e boas práticas, como forma de investigar o que ocorre com uma
tecnologia ainda em expansão e estudo, e como tentar abordá-la a partir daí. Para
isso, a tese levantou os pontos de atenção e dúvidas que essas tecnologias podem
trazer, investigou o contexto de desenvolvimento atual das empresas no Brasil
através de técnicas como pesquisa documental e um questionário voltado para as
edtechs. Posteriormente, discutiu os resultados (cenários, problemas e possibilidades do seu desenvolvimento e adoção) com especialistas e profissionais de diversos campos através de entrevistas semiestruturadas. Os achados do campo mostraram que essas tecnologias são ainda mais complexas do que o esperado, devendo
ser consideradas e abordadas como uma categoria específica de produtos. Ficou
claro também, ao menos no material coletado, que falta design no projeto e desenvolvimento de muitas dessas ferramentas. Desta forma, precisa-se de abordagens de Design que levem todos esses fatores em conta. Com os resultados obtidos no contexto encontrado, um projeto de Design pode abordar a questão enxergando-a de forma sistêmica, além da tecnologia e da Educação; observando o contexto social, histórico e econômico; ouvindo as pessoas envolvidas em diferentes
campos, buscando quem pensa e quem usa a tecnologia cotidiana e profissionalmente; centralizando a experiência humana durante todo o processo e, dentro do
possível, no longo prazo, pensando os efeitos futuros do uso contínuo; e, por fim,
buscando entregar seus achados de forma adequada, facilitando o entendimento
das pessoas e entes interessados, permitindo um processo de uso e discussão iterativo, onde esse material poderá e será modificado ao longo do tempo. Assim, a
pesquisa apresentou os conceitos básicos iniciais de uma abordagem de Design
voltada para o projeto e adoção de Tecnologias Educacionais Inteligentes e (semi)
autônomas, para aprofundar o conhecimento e os debates sobre o tema, refletir
sobre os pontos levantados e pensar formas de inserir essas questões no cotidiano,
oferecendo subsídios para projetar e usar essas tecnologias mais cuidadosamente.
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