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Título: VALORIZAÇÃO, FAVORECIMENTO, MULTIPLICAÇÃO E PRODUÇÃO DE FUNGOS ALIMENTÍCIOS NÃO CONVENCIONAIS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS
Autor: YURI DINIZ LEITE
Colaborador(es): ALEXANDRO SOLORZANO - Orientador
Catalogação: 07/OUT/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68325&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68325&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68325
Resumo:
A dissertação intitulada valorização, favorecimento, multiplicação e produção de Fungos Alimentícios Não Convencionais em Sistemas Agroflorestais se justifica diante da crise socioambiental vivida em escala planetária, onde se faz imperativo que a sociedade esteja disposta a repensar e transformar as cadeias produtivas, hábitos e costumes para alcançar um cenário mais sustentável. Isso passa, obrigatoriamente, pela necessidade de uma agricultura mais coerente com a natureza dos ecossistemas, que favoreça os recursos essenciais para a vida ao invés de consumi-los irrestritamente. Pouco conhecido e tampouco valorizado no Brasil em geral, o reino dos fungos tem um potencial produtivo subvalorizado, que pode ser complementar ao cultivo das espécies do reino vegetal em sistemas agroflorestais, além de trazer os serviços ecossistêmicos fundamentais prestados por esse reino. A partir da observação e estudo da função dos fungos nos ambientes florestais, este estudo objetiva sugerir uma metodologia de cultivo para inserção intencional dos Fungos Alimentícios Não Convencionais (FANC) de maneira produtiva dentro de sistemas agroflorestais, favorecendo uma relação de cooperação entre plantas e cogumelos, aumentando a quantidade e qualidade de vida e recursos no local. O trabalho resultou na elaboração de uma cartilha didática direcionada a pequenos e médios produtores rurais com o intuito de difundir o método produtivo discutido nesta pesquisa.
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