Título: | ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE: ANÁLISE DE MARCAS DE CALÇADOS ESPORTIVOS | ||||||||||||
Autor: |
GABRIELA PEREIRA LEAO DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
MARCOS COHEN - Orientador |
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Catalogação: | 30/SET/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68230&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68230&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68230 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A preocupação com a produção e o consumo mais sustentáveis está cada vez
mais presente nas discussões globais em todas as indústrias, inclusive na de
calçados esportivos, que produziu cerca de 20 bilhões de calçados em 2023. A
preocupação com saúde e a crescente visibilidade de práticas esportivas
contribuem para o aumento do consumo e geração de resíduos nesse setor e acaba
comprometendo a sustentabilidade ambiental. O uso de estratégias de marketing
verde busca pensar o projeto, produção e consumo de produtos de forma
sustentável, por meio dos elementos do mix de marketing, em todo o ciclo de vida
do produto. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar e comparar
estratégias de marketing verde adotadas por grandes marcas no segmento de
calçados esportivos por meio dos 4Ps do mix de marketing e avaliar se são
percebidas como efetivas pelo mercado. Para alcançar os objetivos propostos
utilizou-se a abordagem qualitativa de estudos de casos múltiplos por meio de
análise de publicações de organizações independentes do setor e análise de
relatórios, vídeos e entrevistas publicadas pelas marcas esportivas analisadas. O
estudo identificou que as estratégias de marketing verde são aplicadas por todas as
marcas estudadas, mas em diferentes proporções, e não em todo o ciclo de vida
dos produtos, nem mesmo para todos os produtos de suas linhas, o que gera
diferentes percepções de efetividade dessas estratégias pelo mercado.
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