Título: | INTERFACES DE ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES SOBRE ACESSIBILIDADE DIGITAL E ATITUDINAL | ||||||||||||
Autor: |
JULIANA GUETHS GOMES |
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Colaborador(es): |
CLÁUDIA MONT’ALVÃO - Orientador |
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Catalogação: | 26/SET/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68217 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A modalidade online de ensino se tornou a única maneira de realização das
atividades acadêmicas nas universidades, públicas e privadas, durante a pandemia
COVID-19. Nesta modalidade, o estudante interage com a instituição por meio
digital para desenvolver todas as suas atividades acadêmicas. O sucesso desta
interação depende de ele possuir recursos de internet e equipamentos eletrônicos
adequados. Para um estudante com deficiência visual, além destes instrumentos, ele
precisa ter assegurada a acessibilidade às interfaces virtuais da instituição e aos
materiais didáticoslá dispostos. O objetivo principal deste trabalho foi compreender
se estudantes com deficiência visual estão sendo atendidos apropriadamente no
ensino superior no Brasil. Neste estudo qualitativo foram entrevistados oito
estudantes de diferentes regiões do Brasil, localizados pelo método Bola de Neve,
para ouvir as suas percepções, desafios e vivências decorrentes do ensino online.
As entrevistas semiestruturadas foram feitas individualmente e à distância.
Utilizando o método de análise qualitativa de Bardin, as categorias temáticas
envolveram tópicos relativos à acessibilidade das interfaces das plataformas virtuais
e dos materiais didáticos disponibilizados nestas plataformas, as tecnologias
assistivas de uso preferencial e barreiras atitudinais experimentadas no meio
acadêmico. Os impedimentos para o cumprimento efetivo das atividades
acadêmicas mencionadas pelos entrevistados resultaram em prejuízos de
desempenho nos respectivos cursos, não por falta de capacidade, mas sim, por falta
de acessibilidade. Espera-se que este trabalho contribua para promover a
diversidade e viabilizar soluções para que a acessibilidade seja atingida no campo
educacional e para o desenvolvimento de estratégias para projetar interfaces e salas
de aula acessíveis aos estudantes com deficiência visual.
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