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Estatística
Título: SISTEMA INTELIGENTE DE APOIO A TÉCNICOS DE BASQUETE
Autor: EDUARDO VERAS ARGENTO
Colaborador(es): MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
JOSE FRANCO MACHADO DO AMARAL - Coorientador
KARLA TEREZA FIGUEIREDO LEITE - Coorientador
Catalogação: 12/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67999&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67999&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67999
Resumo:
Em meio ao avanço expressivo da tecnologia e às evoluções contínuas observadas no ramo de inteligência artificial, esta última se mostrou ter potencial para ser aplicada a diferentes setores da sociedade. No contexto de extrema competitividade e relevância crescente nos esportes mais famosos ao redor do mundo, o basquete se apresenta como um esporte interessante para a aplicação de mecanismos de apoio à decisão capazes de aumentar a eficácia e consistência de vitórias dos times nos campeonatos. Diante desse contexto, este estudo propõe o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão baseados em modelos de redes neurais e k-Nearest Neighbors (kNNs). O objetivo é avaliar, para cada substituição durante um jogo de basquete, qual grupo de jogadores em quadra, conhecido por quinteto, apresenta mais chances de ter uma maior vantagem sobre o adversário. Para tal, foram treinados modelos para classificar, ao final de uma sequência de posses de bola, a equipe que conseguiria vantagem, e prever a magnitude dessa vantagem. A base de dados foi obtida de partidas do Novo Basquete Brasil (NBB), envolvendo estatísticas de jogadores, detalhes de jogo e contextos diversos. O modelo apresentou uma acurácia de 76,99 por cento das posses de bola nas projeções de vantagem entre duas equipes em quadra, demonstrando o potencial da utilização de métodos de inteligência computacional na tomada de decisões em esportes profissionais. Por fim, o trabalho ressalta a importância do uso de tais ferramentas em complemento à experiência humana, instigando pesquisas futuras para o desenvolvimento de modelos ainda mais sofisticados e eficazes na tomada de decisões no âmbito esportivo.
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