Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PEITOS DE FORA: GÊNERO, CORPO E DISCURSO
Autor: ZINGARA DE DEUS LOFRANO
Colaborador(es): ADRIANA ANDRADE BRAGA - Orientador
Catalogação: 10/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67926&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67926&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67926
Resumo:
Esta pesquisa analisa transcrições de entrevistas com 17 mulheres, buscando compreender como elas lidam com seus próprios seios na constituição de sua autoimagem e identidades sociais, a partir de técnicas de Análise do Discurso. As teorias de antropologia do corpo e gênero ajudaram a elucidar de que maneira a cultura deixa marca nos corpos, no caso desta pesquisa, particularmente, os seios. Estes envolvem complexos significados, como sexualidade, amamentação, adoecimento (câncer de mama), entre outros, e o corpo, em particular o feminino, é instrumento de poder, controle e coerção social. Os dados analisados permitiram a estipulação de três categorias analíticas: a. Homens geralmente olham com cobiça: seios, família, saúde e sociedade; b. Nunca amei meus peitos: o mal estar na corporeidade feminina e c. Eu adorava ver Dr. Hollywood: mídias e imperialismo corporal.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF