Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: INGRESSO E EVASÃO NA EXPANSÃO RECENTE DO ENSINO SUPERIOR
Autor: JORGE CASSIO REIS DA SILVA MELLO
Colaborador(es): FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - Orientador
Catalogação: 09/AGO/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6782&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6782&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6782
Resumo:
O ensino superior no Brasil vem experimentando um significativo processo de expansão, iniciado em meados da década de 90. A retomada do crescimento do número de matrículas, após um período de estagnação na década anterior, ocorreu num contexto de aumento do número de concluintes do nível médio, e acentuouse a partir de 1997, sob os efeitos das políticas governamentais para a ampliação da oferta de vagas. O setor privado foi o principal responsável pelo processo de expansão, em vista da redução das restrições legais para a criação de novos cursos e instituições. Este trabalho investiga as relações entre as chances de ingresso e o risco de evasão e algumas características sociais e familiares dos estudantes, no contexto da expansão recente deste nível de ensino no Brasil. A análise foi baseada na aplicação de um modelo de regressão, utilizando os dados da Pesquisa Mensal do Emprego do IBGE de 1994 a 2001. Os resultados indicam que tanto o ingresso quanto a evasão são fortemente condicionados pelas características sociais dos estudantes, que as chances de ingresso reduziram-se para o conjunto dos concluintes do ensino médio e que o risco de evasão manteve-se constante. Também não foram observadas alterações nas desigualdades de acesso entre estudantes de diferentes grupos sociais no período.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF