Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SOLIDÃO, ISOLAMENTO SOCIAL E FOMO (FEAR OF MISSING OUT) NO TELETRABALHO
Autor: LUANA BEZERRA DOS SANTOS LOURENCO
Colaborador(es): PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador
Catalogação: 02/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67797&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67797&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67797
Resumo:
Este estudo analisa o isolamento social, a solidão e o FoMO (Fear of Missing Out) no teletrabalho. Para embasamento teórico, foi revisada a literatura relacionada ao teletrabalho e suas implicações, focando os aspectos negativos relacionados com o aumento do isolamento social, do FoMO e da solidão. A metodologia adotada foi a análise qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, realizadas com 12 líderes que atuam em organizações de diversos segmentos e tamanhos. Para análise dos resultados, optou-se pela análise de conteúdo, com agrupamentos das respostas em sete categorias temáticas: percepção dos teletrabalhadores referente ao Fomo, solidão e isolamento social; apoio, intervenções e consequências do Fomo, da solidão e do isolamento social no teletrabalho; e, interação dos teletrabalhadores nas mídias sociais. Os resultados revelam que, embora muitos profissionais apreciem o trabalho remoto, os custos associados ao teletrabalho são significativos, quando prejudicam as relações interpessoais. Dentre os pontos positivos do teletrabalho, evidenciou-se o aumento da produtividade, melhoria na qualidade de vida e do bem-estar dos teletrabalhadores. Por outro lado, os entrevistados apontaram pontos negativos do teletrabalho, decorrentes de falhas no processo de comunicação, do aumento do FoMO, da solidão e do isolamento social. Por fim, a pesquisa sugere estudos futuros sobre o tema, e apresenta proposições para minimizar estes pontos negativos identificados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF