Título: | O VÍDEODESIGN E A CULTURA MATERIAL NÃO HEGEMÔNICA: UMA NOVA REALIDADE PASOLINIANA | ||||||||||||
Autor: |
NATHALIA VALENTE CRAMER RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - Orientador |
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Catalogação: | 29/AGO/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67773 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa aborda o vídeodesign, estratégias narrativas, produção e
memória de cultura material e os níveis de realidade propostos por Pier Paolo
Pasolini. O trabalho tem como campo o projeto Rocinha, Foco na Cultura,
realizado com técnicas do Museu da Pessoa, parceria do Laboratório DHIS,
Rocinha em Foco e Museu Sankofa da Rocinha e contou com apoio financeiro do
edital Favela Inteligente, realizado pela FAPERJ. Este visa difundir trabalhadores
locais como forma a nutrir a memória de suas práticas e ampliar a difusão e
valorização dos saberes. Assim, a dissertação parte do pressuposto de que há uma
invisibilidade relativa para a mídia hegemônica e para a academia dos processos
produtivos das culturas periféricas. Já no âmbito do audiovisual, o objetivo é
compreender se há uma nova realidade Pasoliniana na multiplicidade de
alternativas de uso deste veículo na contemporaneidade. Seu recorte experimental
realiza um vídeo que narra essa nova especificidade centrada na multiplicidade de
suportes e funções. A união entre universidade e favela, mídias sociais e museus,
audiovisual e materialidades diversas, o artesanal e o industrial e ainda entre
memória e difusão são algumas relações que serão usadas para propor uma nova
realidade na lógica do autor.
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