Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA SIMPLIFICADA PARA TRÊS TECNOLOGIAS DO CICLO DIESEL
Autor: LUCAS PEREIRA CAETANO
Colaborador(es): MARCOS COHEN - Orientador
Catalogação: 27/AGO/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67756&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67756&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67756
Resumo:
A análise do ciclo de vida (ACV) é uma ferramenta útil para dimensionar e expor os crescentes impactos ambientais, econômicos e sociais causados por produtos e processos industriais, principalmente quando estes possuem uma cadeia de suprimentos complexa, como é o caso dos principais combustíveis do ciclo diesel (diesel A, biodiesel éster e diesel verde). Utilizando diferentes cenários possíveis para a matriz de combustíveis diesel no Brasil como contexto e a ACV simplificada a partir da estrutura metodológica descrita pela ABNT como ferramenta, esse estudo buscará responder qual o combustível do motor diesel que, ao longo do seu ciclo de vida, gera menos emissões de CO2 na atmosfera, utilizando esse indicador como forma de quantificar os impactos ambientais desses produtos. Uma das principais conclusões é que as duas alternativas renováveis reduzem significativamente as emissões de CO2, quando comparadas com o diesel de origem fóssil. Isso acontece porque enquanto o combustível fóssil gera emissões de CO2 na sua etapa de matéria-prima (petróleo), os biocombustíveis capturam CO2 na etapa equivalente (plantas). Outra conclusão é em relação ao maior impacto de algumas etapas (como consumo e matéria prima) em relação a outras (como produção e transporte). Finalmente, concluiu-se também que a possibilidade de se utilizar o diesel verde sem a necessidade de mistura com o diesel de origem fóssil nos motores à combustão é uma vantagem ambiental desse biocombustível em relação ao biodiesel éster.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF