Título: | A REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NAS FOTOGRAFIAS PUBLICITÁRIAS QUE COMPÕEM A PAISAGEM DO CENTRO COMERCIAL URBANO DO BAIRRO DE IPANEMA/RJ | ||||||||||||
Autor: |
PAULA JURGIELEWICZ |
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Colaborador(es): |
DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador PEDRO CAETANO EBOLI NOGUEIRA - Coorientador |
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Catalogação: | 27/AGO/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67751&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67751&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67751 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A proposta desta dissertação é investigar as representações das mulheres em
um conjunto de peças gráficas publicitárias, contemporâneas a esta dissertação e
provenientes da paisagem urbana do centro comercial de rua do Bairro de
Ipanema/RJ. Busca-se analisar as imagens do merchandising que contém o corpo
feminino representado em seu gráfico, a maneira que são dispostas na paisagem
urbana e como se apresentam no espaço comercial para a sociedade com quem se
relacionam. Além de demonstrar, quando identificados, os padrões e as repetições
formais e conceituais contidos nas fotografias publicitárias femininas dessas peças
gráficas do estudo de caso. Sendo assim, esta pesquisa, de maneira geral, disserta
sobre a estetização da linguagem visual na sociedade da cultura do consumo. Os
referenciais teóricos que estruturaram as reflexões apresentadas advêm dos campos
do saber da Arquitetura, do Urbanismo, do Design Gráfico, da Filosofia e da
Antropologia. Pensamentos e epistemologias femininas têm um lugar relevante nos
desdobramentos teóricos deste escrito. Como resultado principal, é possível notar
que as imagens que serviram como objeto de estudo desta investigação partilham
discursos e experiências estéticas múltiplas. Operam como espelho da sociedade
(da cultura, da moda vigente — entendendo moda aqui para além do mundo
fashion), ajudando a mantê-la regulada e padronizada. Ou seja, as distribuições de
visibilidades e invisibilidades são antecipadas no seio das evidências visíveis.
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