Título: | DESIGN E COMPUTAÇÃO GRÁFICA: A FORMAÇÃO DAS PRIMEIRAS EQUIPES NA REDE GLOBO NO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
MARIO FIRMINO BARRETO DA COSTA |
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Colaborador(es): |
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 27/AGO/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67749&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67749&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67749 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente pesquisa discute o papel da Computação Gráfica na década de
1980 no âmbito da equipe multidisciplinar que atuou na Rede Globo, realizando
um trabalho pioneiro na TV brasileira. Esta equipe foi formada em um período
inicial da Computação Gráfica mundial, e pesquisamos quais foram os processos,
talentos, recursos e capacidades que estavam disponíveis neste período, onde o
Brasil, mais conhecido como a terra do samba e futebol, de forma surpreendente e
inesperada teve a oportunidade de participar de forma mundialmente relevante no
campo do design e da Computação Gráfica, como era entendida naquele contexto
de época. Após uma pequena introdução a história do design para a televisão e do
início da Computação Gráfica, a pesquisa demonstra de que maneira a Rede
Globo de Televisão estruturou-se na área de tecnologia de imagens em
computação, com consequências que chegam até os dias de hoje. Esta pesquisa
identificou quais profissionais foram atraídos para esta área, quais foram as suas
qualificações, como suas diversas qualidades e capacidades foram desenvolvidas
no processo de criação e produção de design e imagens em computação, quais
foram os processos de formação/educação utilizados neste processo.
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