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Título: POR UMA CONTRA-OPERACAO CRITICA: DESESTABILIZAÇOES, FRATURAS E DISSOLUÇOES DE FRONTEIRAS NO COMPLEXO ARTE-ARQUITETURA
Autor: BERNARDO BAZANI MUNIZ MELLO
Colaborador(es): OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - Orientador
Catalogação: 01/AGO/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67450&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67450&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67450
Resumo:
Nesta pesquisa, investigo as relações entre aquilo que convencionalmente tratam por instituição da crítica e produções artísticas e arquitetônicas, ensaiando uma possível alternativa ao discurso crítico hegemônico – pautado na racionalidade, impessoalidade e binariedade do pensamento moderno, ocidental e colonial. Ensaio algo que gira em torno da noção de crítica performativa, uma contra-operação crítica, que se opõe à ideia de crítica por sentença. Neste espaço de experimentação, guiado pelo pensamento desconstrutivista e o que propõe a teoria queer radical, lanço operações de escrita que buscam desestabilizar, fraturar e, no limite, dissolver a lógica da fronteira, da separabilidade e do binarismo. Uma série de axiomas do campo de Arquitetura e Urbanismo torna-se, portanto, alvo dessa pesquisa: pensar fazer, crítica produção, teoria prática, conceito partido, figuração abstração, urbano rural, desenho canteiro, dentro fora, público privado, essência aparência, ética estética… Pergunto: o que pode nascer da relação promíscua entre a crítica de arte e de arquitetura e as produções destes campos quando a linha fronteiriça perde seus contornos?
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