Título: | RAÇA E VIRTUAL INFLUENCER: UM ESTUDO CRÍTICO EM MARKETING, COM O USO DA SEMIÓTICA, PARA A COMPREENSÃO DA BRANQUITUDE EM AMBIENTES DIGITAIS | ||||||||||||
Autor: |
LUCAS COSTA LIMA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCUS WILCOX HEMAIS - Orientador LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 15/JUL/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67331&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67331&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67331 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O projeto moderno de colonização do branco ibérico desencadeou em uma
sequência de fatos históricos que levaram a escravidão, o tráfico de africanos para
o Brasil, o genocídio de nativos e a construção de uma nova nação nas Américas.
Pouco a pouco a Branquitude, construto de poder imbuído na identidade racial do
branco, influenciou políticas públicas, a ciência, as artes e a imprensa no Brasil, e
devido a um pacto compulsório para manter privilégios, brancos se mantiveram fora
do radar como tema de estudos raciais até recentemente. Ambientes ou realidades
digitais refletem problemáticas colonialistas, e um desses reflexos é compreendido
a partir do entendimento em como os brancos são retratados e representados nestes
ambientes. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar, a partir da perspectiva teórica
de Branquitude, como a Lu, a Virtual Influencer da Magazine Luiza, é representada
nas redes sociais. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma análise semiótica
de 40 publicações. Após a análise semiótica, foi realizada uma análise crítica com
base em teorias de branquitude desenvolvida por autoras brasileiras, procurando
assim verificar a existência de elementos que compõem a identidade racial de Lu.
|
|||||||||||||
|