Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ESTUDO DE COMPLEXOS DE CU (II) COM OS LIGANTES TIROSINA E FOSFOCREATINA NO ESTADO SÓLIDO
Autor: ISMARCIA GONCALVES SILVA
Colaborador(es): SILVANA BRAUN - Orientador
JUDITH FELCMAN - Coorientador
Catalogação: 01/AGO/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6726&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6726&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6726
Resumo:
O estudo da síntese e das propriedades de complexos de Cu (II) com aminoácidos e compostos de interesse biológico, tanto em solução aquosa como na fase sólida, pode permitir avaliar o comportamento desses complexos em organismos vivos. Assim, neste trabalho, realizou-se um estudo de complexos de Cu (II) com os ligantes fosfocreatina e tirosina na fase sólida. As sínteses foram realizadas em meio aquoso, utilizando-se soluções 0,2 mol.L-1 de cobre (II), de adenosina trifosfato (ATP) e de tirosina (Tyr), no sistema Cu(II)-ATP-Tyr, e de cobre (II), de fosfocreatina (PCr) e de tirosina (Tyr), no sistema Cu-PCr-Tyr, obtendo-se cristais e um sólido na forma de pó (ambos azuis), respectivamente. Esses compostos foram caracterizados pelas técnicas espectroscópicas de absorção atômica, de absorção na região do infravermelho e na região UV-visível, e ainda, por análises elementar e termogravimétrica. Os resultados indicam que, no sistema Cu(II)-ATP-Tyr, houve formação do complexo binário Cu-Tyr2, e que a complexação do cátion Cu (II) parece ter ocorrido pelos grupos carboxilato e amina das duas moléculas de tirosina. No sistema Cu(II)-PCr-Tyr, os resultados apontam para a formação de um complexo ternário, que pode ser representado pela fórmula Cu(II)-Tyr- H2O-PO3H2, no qual o cátion Cu (II) parece ter-se complexado pelos grupos carboxilato e amina da tirosina, e ainda, por um grupamento fosfito isolado proveniente da ruptura da molécula de fosfocreatina, além de se coordenar também com uma molécula de água.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF