Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CENOMATOGRAFIA: UMA EXPERIMENTAÇÃO CONCEITUAL DA CENA CONTEMPORÂNEA EM DIÁLOGO COM UMA MEMÓRIA PANDÊMICA
Autor: JOYCE DIAS DE ARAUJO LOPES
Colaborador(es): ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO - Orientador
Catalogação: 08/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67225
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre uma formulação conceitual preliminar que intitulo como cenomatografia, desenvolvida a partir da graduação em Artes Cênicas, concluída no ano de 2021 na PUC-Rio. Neste trabalho proponho uma discussão sobre gêneros artísticos como o teatro, o cinema, a performance, a música e o audiovisual com o objetivo de compreender alguns processos de hibridização. Proponho traçar um percurso de discussões sobre a contemporaneidade e os meios tecnológicos atuais, que contribuíram fortemente para a produção de materiais artísticos no contexto da pandemia do covid-19. Utilizando como referência três produções distintas produzidas neste período, busco percorrer discussões acadêmicas para examinar manifestações culturais que aconteceram neste passado recente: a primeira é uma peça reproduzida virtualmente intitulada Vozes do Silêncio - Filme não Filme (2021), dirigida por Fábio Ferreira com atuação de Carolina Virgüez, disponibilizada na plataforma Zoom; a segunda é o álbum Inbred (2021) e os videoclipes gerados a partir das músicas da cantora Ethel Cain e a terceira produção é a da atriz Isabela Mariotto, do Teatro Oficina Uzyna Uzona, que mantém uma personagem na rede social Instagram, rede social onde grava seus vídeos desde o início da pandemia, em 2020. A proposta é desenvolver uma leitura analítica e comparativa de objetos culturais produzidos, na pandemia, por estes artistas, buscando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento preliminar da cenomatografia como conceito possível.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF