Título: | CENOMATOGRAFIA: UMA EXPERIMENTAÇÃO CONCEITUAL DA CENA CONTEMPORÂNEA EM DIÁLOGO COM UMA MEMÓRIA PANDÊMICA | ||||||||||||
Autor: |
JOYCE DIAS DE ARAUJO LOPES |
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Colaborador(es): |
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO - Orientador |
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Catalogação: | 08/JUL/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67225 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre uma formulação
conceitual preliminar que intitulo como cenomatografia, desenvolvida a partir da
graduação em Artes Cênicas, concluída no ano de 2021 na PUC-Rio. Neste
trabalho proponho uma discussão sobre gêneros artísticos como o teatro, o
cinema, a performance, a música e o audiovisual com o objetivo de compreender
alguns processos de hibridização. Proponho traçar um percurso de discussões
sobre a contemporaneidade e os meios tecnológicos atuais, que contribuíram
fortemente para a produção de materiais artísticos no contexto da pandemia do
covid-19. Utilizando como referência três produções distintas produzidas neste
período, busco percorrer discussões acadêmicas para examinar manifestações
culturais que aconteceram neste passado recente: a primeira é uma peça
reproduzida virtualmente intitulada Vozes do Silêncio - Filme não Filme (2021),
dirigida por Fábio Ferreira com atuação de Carolina Virgüez, disponibilizada na
plataforma Zoom; a segunda é o álbum Inbred (2021) e os videoclipes gerados a
partir das músicas da cantora Ethel Cain e a terceira produção é a da atriz Isabela
Mariotto, do Teatro Oficina Uzyna Uzona, que mantém uma personagem na rede
social Instagram, rede social onde grava seus vídeos desde o início da pandemia,
em 2020. A proposta é desenvolver uma leitura analítica e comparativa de objetos
culturais produzidos, na pandemia, por estes artistas, buscando, ao mesmo tempo,
o desenvolvimento preliminar da cenomatografia como conceito possível.
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