Título: | MUSEUS, INFÂNCIA E PERTENCIMENTO: PROPOSTAS DO PROJETO EXPERIMENTE CULTURA PARA O ACESSO AOS MUSEUS | ||||||||||||
Autor: |
ISABELA DE SOUZA DOS SANTOS |
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Colaborador(es): |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 04/JUL/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67188&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67188&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67188 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo desta dissertação é investigar os recursos e estratégias pedagógicas
adotadas pelo projeto Experimente Cultura que facilitam a visita de crianças de escolas
públicas ao museu. A intenção é, portanto, analisar as estratégias implementadas para
promover a identificação dos grupos escolares com as experiências disponibilizadas. O
Experimente Cultura é um projeto apoiado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e
Secretaria Municipal da Cultura, direcionado aos estudantes da rede pública e jovens em
situação de vulnerabilidade socioeconômica, que busca incentivar a visita a espaços
culturais e proporcionar experiências de imersão em ambientes que expressam a história,
arte e cultura na Cidade do Rio de Janeiro. Com base nos objetivos delineados para esta
pesquisa, foram utilizados dois recursos metodológicos para a produção de dados:
entrevista semiestruturada com a curadora do projeto, visando compreender a origem do
projeto e sua proposta; e observação não participante das atividades do projeto com os
grupos escolares nas escolas e nos museus, de modo a analisar o funcionamento efetivo
do projeto e investigar as estratégias e recursos utilizados durante a visita. Fez-se a
observação de dezenove visitas nos museus e nas escolas ao longo de novembro e
dezembro de 2023. Com o intuito de responder aos objetivos da pesquisa, foram
utilizados referenciais do campo da Cultura, como Bauman, Ortiz, Eagleton e Laraia, e
do campo dos Estudos de Público, como Koptcke, Pereira, Mano e Bevilaqua. As
pesquisas nesses campos buscam entender de que maneira os grupos sociais estabelecem
conexões e interações com espaços culturais, como os museus. Além disso, busca-se
compreender os modos pelos quais as práticas culturais influenciam as percepções,
identidades e experiências nos diferentes contextos sociais. Os estudos de público
destacam que nem todos os grupos sociais conseguem acessar os museus devido a
barreiras de ordem social, econômica e geográfica e, nessa perspectiva, tornam-se
eficazes para investigar as causas e democratizar o acesso aos espaços de cultura.
Os dados obtidos na realização da pesquisa indicam que o Projeto Experimente Cultura,
ao proporcionar recursos como transporte, alimentação, atividades culturais tanto nas
escolas quanto nos museus, e implementar estratégias pedagógicas para promover a
identificação dos grupos escolares com os espaços culturais, não apenas facilita a
participação do público escolar, mas também estabelece uma aproximação significativa
entre as crianças e os museus.
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