Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CAMINHOS DE DEMOCRACIA: REPRESENTAÇÃO, OPINIÃO E MUNDOS EM EXPERIÊNCIA
Autor: RENATA PRATA F DA S RODRIGUES
Colaborador(es): RENATO DE ANDRADE LESSA - Orientador
Catalogação: 02/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67186&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67186&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67186
Resumo:
A presente dissertação buscou investigar o pensamento democrático da Teoria da Opinião de Nadia Urbinati no âmbito da democracia representativa, e os desdobramentos em como uma opinião é formada ao ser fruto do debate entre ideias. Nesse sentido, o teorizado por Ernst Cassirer sobre a linguagem e seus símbolos contribui para a reflexão sobre como formamos pensamentos e nos comunicamos, e a multiplicidade de mundos teorizada por Nelson Goodman em como, em uma sociedade plural, mundos são criados e convivem entre si com suas verdades. Para finalizar, refletindo sobre uma forma de agir mais democrática, John Dewey observa a democracia como uma forma de vida e teorizou sobre a democracia vivida em cooperação na sociedade, com o foco do discurso partindo de experiências ao invés do foco individual, de modo que exige uma disposição em conviver e se comunicar de forma real com o outro em busca de acordos possíveis, em um contínuo fluxo democrático. Refletindo sobre o ideal de Goodman de que a disposição em reconhecer mundos alternativos pode ser libertadora e sugerir caminhos alternativos e novos, mas o acolhimento de todos os mundos não constrói nenhum mundo, ganha especial desdobramento a consideração dos aspectos da construção, ou melhor, da manutenção de um governo realmente democrático e na necessidade de tomadas de decisão por meios legítimos resultado de uma representação democrática, dentro de um sistema estruturado para o debate e sua pluralidade livre. As meditações entre essas teorias como caminhos para pensar uma experiência realmente democrática.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF