Título: | CAMINHOS DE DEMOCRACIA: REPRESENTAÇÃO, OPINIÃO E MUNDOS EM EXPERIÊNCIA | ||||||||||||
Autor: |
RENATA PRATA F DA S RODRIGUES |
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Colaborador(es): |
RENATO DE ANDRADE LESSA - Orientador |
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Catalogação: | 02/JUL/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67186&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67186&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67186 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente dissertação buscou investigar o pensamento democrático da
Teoria da Opinião de Nadia Urbinati no âmbito da democracia representativa, e os
desdobramentos em como uma opinião é formada ao ser fruto do debate entre
ideias. Nesse sentido, o teorizado por Ernst Cassirer sobre a linguagem e seus
símbolos contribui para a reflexão sobre como formamos pensamentos e nos
comunicamos, e a multiplicidade de mundos teorizada por Nelson Goodman em
como, em uma sociedade plural, mundos são criados e convivem entre si com suas
verdades. Para finalizar, refletindo sobre uma forma de agir mais democrática, John
Dewey observa a democracia como uma forma de vida e teorizou sobre a
democracia vivida em cooperação na sociedade, com o foco do discurso partindo
de experiências ao invés do foco individual, de modo que exige uma disposição em
conviver e se comunicar de forma real com o outro em busca de acordos possíveis,
em um contínuo fluxo democrático. Refletindo sobre o ideal de Goodman de que a
disposição em reconhecer mundos alternativos pode ser libertadora e sugerir
caminhos alternativos e novos, mas o acolhimento de todos os mundos não constrói
nenhum mundo, ganha especial desdobramento a consideração dos aspectos da
construção, ou melhor, da manutenção de um governo realmente democrático e na
necessidade de tomadas de decisão por meios legítimos resultado de uma
representação democrática, dentro de um sistema estruturado para o debate e sua
pluralidade livre. As meditações entre essas teorias como caminhos para pensar uma
experiência realmente democrática.
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