Título: | DISCURSOS ANTIABORTO NO BRASIL: MADONIDADE, UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE DISCURSOS NA CONSTRUÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PERPETUAÇÃO DE MITOS DA MATERNIDADE ENTRE 2018 E 2022 | ||||||||||||
Autor: |
ISIS REIS AMENDOLA DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador |
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Catalogação: | 01/JUL/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67172&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67172&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67172 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Por meio do sistema mítico proposto por Roland Barthes em Mitologias,
buscamos realizar uma análise de discursos antiaborto publicados no portal
Gazeta do Povo entre 2018 e 2022. Através dessa análise, ambicionamos pôr em
prática a leitura de determinados mitos da maternidade no Brasil que, não apenas
são (re)produzidos nos discursos antiaborto, mas também os naturalizam,
legitimam e eternizam. O recorte temporal é vital para contextualizarmos o tema
tratado dentro de um cenário mais amplo de conservadorismo e neoliberalismo,
tanto em sua presença política, quanto no seu alcance na sociedade como um todo.
Além disso, como objetivo secundário, buscamos pensar particularmente o papel
da produção imagética e a agência do design nessas operações míticas, que
também atuam na produção das relações de poder e subjetividade no Brasil
contemporâneo.
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