Título: | AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO BASEADO EM CO-CRIAÇÃO EM DESIGN NA PANDEMIA DE COVID-19 | ||||||||||||
Autor: |
CARLA SALGADO AGUIEIRAS |
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Colaborador(es): |
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 27/JUN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67147&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67147&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67147 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pandemia de COVID-19 revelou problemas graves gerados devido às mudanças
climáticas e econômicas que o mundo vem passando há décadas. O mundo parou e teve
que se reinventar a essa nova condição real. No dado momento, fez-se necessário uma
conscientização própria e o entendimento da urgência de que cada indivíduo devesse ser
estimulado a transformar seus hábitos. Como fonte de inspiração e de vasto material
humano de pesquisa o foco foi o meio acadêmico, onde meu objetivo foi realizar um
diagnóstico sobre as mudanças trazidas pela pandemia de COVID-19 a um Ambiente
Virtual de Aprendizagem, no que tange suas interfaces e a experiência do usuário, a partir
de um estudo de caso. Algumas questões foram levantadas na pesquisa: As mudanças
atenderam realmente as necessidades dos discentes e docentes da IES em estudo? Passado
o isolamento social elas precisam de revisão? De que forma elas impactam o ensino hoje,
com as atividades retomadas presencialmente? Em relação à abordagem, defini como
método de investigação no primeiro momento, fase 1, a pesquisa exploratória e no
segundo momento, fase 2, a pesquisa explicativa. Os procedimentos técnicos adotados
são: fase 1, primeiro uma pesquisa bibliográfica e na sequencia uma revisão sistemática
de literatura para complementar o que já foi investigado. De início na fase 2, apliquei o
questionário aos docentes e aos discentes, respeitando o filtro temporal estipulado entre
2019 até 2023 para a escolha dos possíveis participantes que, apesar da divulgação por e-mail e Instagram teve baixa adesão. As técnicas: grupo de foco e entrevista
contextualizada, fase 2, aconteceram de forma simultânea e permitiram o avanço na
coleta de informações a partir de suas aplicações. Após toda a coleta de informações
apresentei os resultados descritos na análise comparativa dos resultados. Por fim, obtive
meios a responder as questões levantadas na pesquisa, pois de acordo com o que consegui
concluo que sim as mudanças atenderam as necessisades da época, precisam de constante
revisão e atualização e o AVA do UNISIGNORELLI, Prisma WEB, acrescentou em suas
funcionalidades, as modificações propostas durante e após a pandemia.
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