Título: | POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO CONJUNTO CFESS/CRESS COMO ESTRATÉGIA DE (RE)AFIRMAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL | ||||||||||||
Autor: |
MARIANA BRITO HORTA NOGUEIRA |
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Colaborador(es): |
ANA ELIZABETH LOLE DOS SANTOS - Orientador |
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Catalogação: | 18/JUN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67078 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente dissertação tem como objetivo central analisar a Política de
Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS como estratégia de
(re)afirmação do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Busca refletir sobre a
educação burguesa para a formação de capital humano e a educação em uma
perspectiva emancipatória e contra-hegemônica; examinar o processo de
transformação e precarização no mundo do trabalho e seus rebatimentos no
Serviço Social no contexto do capitalismo contemporâneo; e compreender o
acirramento da precarização do trabalho da assistente social. A questão norteadora
desta pesquisa é que a Política de Educação Permanente do Conjunto
CFESS/CRESS fortalece o Projeto Ético-Político do Serviço Social, no entanto, o
avanço da precarização do trabalho impacta os espaços de organização e formação
das assistentes sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estratégias
metodológicas que envolvem revisão bibliográfica e pesquisa documental com
análise de documentos do Conjunto CFESS/CRESS, Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Organização
Internacional do Trabalho (OIT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE) e relatórios do Banco Mundial. A análise dos dados mostra a relação
intrínseca entre educação e trabalho, a mercantilização da educação e a
importância de uma educação como instrumento de emancipação humana.
Explicita também os desafios colocados ao Serviço Social na defesa de uma
educação permanente.
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