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Título: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO CONJUNTO CFESS/CRESS COMO ESTRATÉGIA DE (RE)AFIRMAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
Autor: MARIANA BRITO HORTA NOGUEIRA
Colaborador(es): ANA ELIZABETH LOLE DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 18/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67078&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67078
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo central analisar a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS como estratégia de (re)afirmação do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Busca refletir sobre a educação burguesa para a formação de capital humano e a educação em uma perspectiva emancipatória e contra-hegemônica; examinar o processo de transformação e precarização no mundo do trabalho e seus rebatimentos no Serviço Social no contexto do capitalismo contemporâneo; e compreender o acirramento da precarização do trabalho da assistente social. A questão norteadora desta pesquisa é que a Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS fortalece o Projeto Ético-Político do Serviço Social, no entanto, o avanço da precarização do trabalho impacta os espaços de organização e formação das assistentes sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estratégias metodológicas que envolvem revisão bibliográfica e pesquisa documental com análise de documentos do Conjunto CFESS/CRESS, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e relatórios do Banco Mundial. A análise dos dados mostra a relação intrínseca entre educação e trabalho, a mercantilização da educação e a importância de uma educação como instrumento de emancipação humana. Explicita também os desafios colocados ao Serviço Social na defesa de uma educação permanente.
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