Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: RELAÇÕES ENTRE COPING DIÁDICO, DEMANDAS E RECURSOS DO TRABALHO E O BEM-ESTAR OCUPACIONAL
Autor: MIRIA BARBOSA TEBAS
Colaborador(es): JEAN CARLOS NATIVIDADE - Orientador
AMANDA LONDERO DOS SANTOS - Coorientador
Catalogação: 17/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67062&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67062&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67062
Resumo:
Segundo o modelo de Demandas e Recursos, as demandas do ambiente de trabalho estão associadas a aspectos negativos do bem-estar relacionado ao trabalho, como a adição ao trabalho, e os recursos têm relação positiva com aspectos positivos. A interface família-trabalho pode impactar bem-estar relacionado ao trabalho, seja gerando novas demandas ou sendo uma fonte de recursos, por meio de estratégias de coping provenientes das relações interpessoais. O objetivo deste estudo foi ampliar evidências do modelo estendido de demandas e recursos do trabalho (JD-R) que considera as interações com outras áreas da vida nos desfechos do bem-estar relacionado ao trabalho. Dentro da interface família-trabalho, as estratégias de enfrentamento da díade romântica foram elencadas como foco dessa investigação (coping diádico – CD). Investigou-se as relações entre variáveis do relacionamento amoroso (CD e satisfação com o relacionamento) e variáveis organizacionais, como as características do ambiente organizacional e os desfechos do bem-estar relacionado ao trabalho - engajamento e satisfação com o trabalho. Participaram da pesquisa 226 adultos brasileiros em relacionamentos amorosos e com atividades profissionais, que responderam a um questionário online contendo perguntas sociodemográficas e instrumentos de medição das variáveis investigadas. Os resultados mostraram relações significativas entre o engajamento no trabalho, algumas caraterísticas organizacionais e CD. Além disso, a interação entre a dimensão Mudanças dos recursos do trabalho e o CD apresentou efeito significativo. Assim, discute-se a importância da busca amplificada por estratégias de enfrentamento para além da área de origem da demanda/estressor, considerando a complexidade das inúmeras interações humanas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF