Título: | MUDANDO O FINAL: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM ATIVIDADES DE LEITURA LITERÁRIA NA PRISÃO, PARA ALÉM DA REMIÇÃO DE PENA | ||||||||||||
Autor: |
VANUSA MARIA DE MELO |
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Colaborador(es): |
ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador |
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Catalogação: | 17/JUN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67048&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67048&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67048 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese de doutorado busca analisar e refletir sobre o papel da leitura literária
em um projeto de remição de pena pela leitura em duas unidades prisionais do
estado do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é entender de que modo as práticas
de leitura literária alcançam sentido estético, para além do sentido administrativo,
que determina a redução de quatro dias da pena a ser cumprida pelo sujeito apenado,
com base na resolução 722 de 2018 da Secretaria de Administração Penitenciária
do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, consideramos as noções de necessidade da
arte, de Fischer e de literatura como direito incompressível, em diálogo com
Candido e o potencial literário para promover partilha da estesia. A pesquisa se
propõe a ser uma participação observante, de base etnográfica, dada a imersão da
pesquisadora, também coordenadora de atividades da remição de pena pela leitura
e ativista do campo dos direitos das pessoas encarceradas. Foi utilizado diário de
campo para registro das atividades, além da revisão de literatura e da discussão
acerca da legislação vigente no tema. Também são considerados conteúdos dos
debates públicos sobre o tema e discussões internas da comissão de remição de pena
pela leitura, formada por professores das universidades públicas federais envolvidas
no projeto e servidores da Secretaria de Administração Penitenciária. A natureza da
reflexão da tese é interdisciplinar, imbricando educação, filosofia, direito, literatura
e antropologia. Devido ao aspecto subjetivo da experiência com leitura literária,
lançamos mão do saber indiciário de Carlo Ginzburg, para trazer à tona elementos
menos vistosos, indícios da experiência estética. Foram analisados textos
produzidos para remição de pena, registro de oficinas em diário de campo e outros
textos produzidos nas oficinas. A análise permitiu perceber o predomínio da
experiência estética sobre a simples empresa administrativa e instrumental da
leitura. Mostrou ainda que a regularidade das atividades e a criação de uma rotina
claramente estabelecida e inserida sistematicamente no cotidiano da unidade
prisional colabora significativamente para tal resultado e confere prestígio político
ao projeto.
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