Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ESTUDO ERGONÔMICO DE WEBSITES DE COMÉRCIO ELETRÔNICO: SELEÇÃO DO PRODUTO PELO USUÁRIO NO PROCESSO DE COMPRA
Autor: FLAVIA MARIA PORTO DE MIRANDA
Colaborador(es): ANAMARIA DE MORAES - Orientador
Catalogação: 21/JUL/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6704&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6704&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6704
Resumo:
A quantidade de websites de comércio eletrônico vem aumentando rapidamente, no entanto, questões envolvendo a usabilidade muitas vezes são esquecidas. Esta pesquisa partiu do pressuposto de que a ineficiência da apresentação de produtos em websites de comércio eletrônico no momento de compra prejudica a realização da tarefa pelo usuário, resultando em frustrações e perdas econômicas. Objetiva-se com esta dissertação melhorar a usabilidade de websites de comércio eletrônico, através da identificação de fatores que facilitem o processo de seleção de um produto pelo usuário no momento da compra; contribuir para o aprofundamento de questões de usabilidade; além de colaborar para o fortalecimento dos estudos de IHC (Interação Humano- Computador) no país. Alguns métodos e técnicas foram usados, em quatro etapas: Primeiramente, através da Análise da Tarefa observaram-se as ações de clientes no momento da seleção de 2 produtos no ambiente real. Posteriormente, através da Avaliação Heurística buscou-se avaliar a interface dos websites de eletrodomésticos selecionados para a pesquisa com base na lista de heurísticas vindas da Análise da Tarefa. Em um terceiro momento, através da técnica Avaliação Cooperativa analisou-se o processo de seleção dos mesmos produtos pelo cliente em websites de comércio eletrônico (ambiente virtual). Por fim, foram analisadas e comparadas as ações dos usuários nos dois ambientes (loja física e virtual) a fim de avaliar as diferenças existentes entre estas no momento de seleção do produto. Através deste trabalho, a hipótese pôde ser confirmada e evidenciou-se que as páginas de apresentação do produto em websites de comércio eletrônico possuem níveis baixos de usabilidade, prejudicando a realização da tarefa pelo usuário, resultando em frustrações e na maioria das vezes a não efetivação da compra.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
CAPÍTULO 7 PDF      
CAPÍTULO 8 PDF      
CAPÍTUTO 9 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO E ANEXOS PDF