Título: | LINGUAGEM, EVIDENCIALIDADE E POSICIONAMENTOS DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA DOS SELVES EM NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CLAUDIA MARIA BOKEL REIS |
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Colaborador(es): |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 20/JUL/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6696&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6696&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6696 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A tese Linguagem, evidencialidade e posicionamentos de
professor: A
construção da coerência dos selves em narrativas de
experiência discute a
construção das identidades profissionais de duas
professoras de Língua Portuguesa e
Lingüística através de suas histórias de trajetória
profissional. As narrativas das
professoras são analisadas, discursivamente, através uma
postura teórica e
metodológica que articula evidencialidade, posicionamento e
narrativa. O trabalho
assume uma perspectiva interdisciplinar que inclui a
Pragmática, a Sociolingüística
Interacional, Teorias Socioconstrucionistas, a Psicologia
Social e a Psicologia
Cultural. Buscamos demonstrar que a construção das
identidades profissionais, como
posicionamentos, perpassa não somente por questões da
biografia pessoal e
profissional, mas também pela construção e interpretação
que as professoras fazem de
horizontes de contextualização interdependentes: o contexto
interacional, as
comunidades de prática e o contexto macro social de
mudanças, incluindo a nova
ordem do trabalho. Na construção da coerência narrativa, as
narradoras colocam em
ação não apenas posicionamentos profissionais, mas também
posicionamentos
pessoais, posicionamentos de outros e posicionamentos
interacionais. Os resultados
apontam para a construção diferenciada da coerência dos
selves nas narrativas, a
partir de escolhas que alternam entre o foco na ação, nos
eventos relatados, e o
centramento na avaliação e/ou explicação dos eventos,
conduzindo a posicionamentos
morais. A proposta teórica de articular a evidencialidade
com posicionamentos em
narrativas de experiência mostrou-se extremamente
produtiva, resultando em
contribuições relevantes para essas teorias e para o estudo
das identidades do
profissional de Letras.
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