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Título: LINGUAGEM, EVIDENCIALIDADE E POSICIONAMENTOS DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA DOS SELVES EM NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA
Autor: CLAUDIA MARIA BOKEL REIS
Colaborador(es): MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador
Catalogação: 20/JUL/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6696&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6696&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6696
Resumo:
A tese Linguagem, evidencialidade e posicionamentos de professor: A construção da coerência dos selves em narrativas de experiência discute a construção das identidades profissionais de duas professoras de Língua Portuguesa e Lingüística através de suas histórias de trajetória profissional. As narrativas das professoras são analisadas, discursivamente, através uma postura teórica e metodológica que articula evidencialidade, posicionamento e narrativa. O trabalho assume uma perspectiva interdisciplinar que inclui a Pragmática, a Sociolingüística Interacional, Teorias Socioconstrucionistas, a Psicologia Social e a Psicologia Cultural. Buscamos demonstrar que a construção das identidades profissionais, como posicionamentos, perpassa não somente por questões da biografia pessoal e profissional, mas também pela construção e interpretação que as professoras fazem de horizontes de contextualização interdependentes: o contexto interacional, as comunidades de prática e o contexto macro social de mudanças, incluindo a nova ordem do trabalho. Na construção da coerência narrativa, as narradoras colocam em ação não apenas posicionamentos profissionais, mas também posicionamentos pessoais, posicionamentos de outros e posicionamentos interacionais. Os resultados apontam para a construção diferenciada da coerência dos selves nas narrativas, a partir de escolhas que alternam entre o foco na ação, nos eventos relatados, e o centramento na avaliação e/ou explicação dos eventos, conduzindo a posicionamentos morais. A proposta teórica de articular a evidencialidade com posicionamentos em narrativas de experiência mostrou-se extremamente produtiva, resultando em contribuições relevantes para essas teorias e para o estudo das identidades do profissional de Letras.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
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CAPÍTULO 5 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF