Título: | LUGARES DO CORPO NO ENSINO DE DESIGN: PERSPECTIVAS SOBRE CORPO E CORPOREIDADE NOS CONTEXTOS FORMATIVOS DO ENSINO SUPERIOR EM DESIGN | ||||||||||||
Autor: |
MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES |
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Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - Coorientador |
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Catalogação: | 06/JUN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66950 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente pesquisa tem como tema as perspectivas docentes sobre o corpo como estrutura de significação em processos de construção de sentidos em situações de ensino-aprendizagem do ensino superior em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Entendendo o Design como fenômeno de comunicação e linguagem, de cunho multimodal e multissensorial; como práxis contextualmente situada de produção de sentidos, partimos do pressuposto que os processos formativos em Design demandam a estruturação de práticas pedagógicas com ênfase na percepção, análise e reflexão sobre os sentidos implicados em sua produção em abordagem incorporada - o conhecimento corporificado e territorializado (Merleau-Ponty,
1999; Maturana, 2002[1998]). Contrapõe-se a isto a problemática do corpo enquanto construtor
de sentidos em contextos da educação formal, caracterizado pela natureza marginal e acessória
de sua presença nos processos de aprendizagem (Rufino, 2013; Kastrup, 2001; Freire, 2018;
hooks, 2013). Somam-se a este complexo os efeitos do confinamento e virtualização da vida e
educação nos anos da Pandemia Covid-19. Diante deste quadro, o objetivo desta pesquisa é
investigar os sentidos negociados sobre o corpo por sujeitos implicados nas práticas formativas
do ensino superior em Design. Assumindo a cartografia (Deleuze; Guattari, 1997; Passos; Kastrup; Escóssia, 2009) como postura epistemológica e abordagem teórico-metodológica, o presente trabalho se desenvolve pelo fazer-emergir das perspectivas e gestos pedagógicos sobre o
corpo no contexto de pesquisa, a partir de observação participante e entrevistas com docentes
de instituições de ensino superior em Design. Tomamos como objetos as práticas de sala de
aula e discursos docentes. A partir destes, buscamos explicitar posições e leituras de mundo
heterogêneas sobre as formas de fazer e aprender no campo do Design - não para solucionar o
problema-corpo no Ensino no momento em que a pesquisa se desenvolve, mas para inventar e
formular problemas sobre o corpo, que permitam a comunidade pedagógica traçar estratégias
de reposicionamento do corpo na práxis educativa em Design.
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