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Estatística
Título: GERAÇÃO DE DESCRIÇÕES DE PRODUTOS A PARTIR DE AVALIAÇÕES DE USUÁRIOS USANDO UM LLM
Autor: BRUNO FREDERICO MACIEL GUTIERREZ
Colaborador(es): HELIO CORTES VIEIRA LOPES - Orientador
FERNANDO ALBERTO CORREIA DOS SANTOS JUNIOR - Coorientador
Catalogação: 04/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66911&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66911&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66911
Resumo:
No contexto de comércio eletrônico, descrições de produtos exercem grande influência na experiência de compra. Descrições bem feitas devem idealmente informar um potencial consumidor sobre detalhes relevantes do produto, esclarecendo potenciais dúvidas e facilitando a compra. Gerar boas descrições, entretanto, é uma atividade custosa, que tradicionalmente exige esforço humano. Ao mesmo tempo, existe uma grande quantidade de produtos sendo lançados a cada dia. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma nova metodologia para a geração automatizada de descrições de produtos, usando as avaliações deixadas por usuários como fonte de informações. O método proposto é composto por três etapas: (i) a extração de sentenças adequadas para uma descrição a partir das avaliações (ii) a seleção de sentenças dentre as candidatas (iii) a geração da descrição de produto a partir das sentenças selecionadas usando um Large Language Model (LLM) de forma zero-shot. Avaliamos a qualidade das descrições geradas pelo nosso método comparando-as com descrições de produto reais postadas pelos próprios anunciantes. Nessa avaliação, contamos com a colaboração de 30 avaliadores, e verificamos que nossas descrições são preferidas mais vezes do que as descrições originais, sendo consideradas mais informativas, legíveis e relevantes. Além disso, nessa mesma avaliação replicamos um método da literatura recente e executamos um teste estatístico comparando seus resultados com o nosso método, e dessa comparação verificamos que nosso método gera descrições mais informativas e preferidas no geral.
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