Título: | GERAÇÃO DE DESCRIÇÕES DE PRODUTOS A PARTIR DE AVALIAÇÕES DE USUÁRIOS USANDO UM LLM | ||||||||||||
Autor: |
BRUNO FREDERICO MACIEL GUTIERREZ |
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Colaborador(es): |
HELIO CORTES VIEIRA LOPES - Orientador FERNANDO ALBERTO CORREIA DOS SANTOS JUNIOR - Coorientador |
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Catalogação: | 04/JUN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66911&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66911&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66911 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No contexto de comércio eletrônico, descrições de produtos exercem
grande influência na experiência de compra. Descrições bem feitas devem
idealmente informar um potencial consumidor sobre detalhes relevantes do
produto, esclarecendo potenciais dúvidas e facilitando a compra. Gerar boas
descrições, entretanto, é uma atividade custosa, que tradicionalmente exige
esforço humano. Ao mesmo tempo, existe uma grande quantidade de produtos
sendo lançados a cada dia. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma nova
metodologia para a geração automatizada de descrições de produtos, usando
as avaliações deixadas por usuários como fonte de informações. O método
proposto é composto por três etapas: (i) a extração de sentenças adequadas
para uma descrição a partir das avaliações (ii) a seleção de sentenças dentre
as candidatas (iii) a geração da descrição de produto a partir das sentenças
selecionadas usando um Large Language Model (LLM) de forma zero-shot.
Avaliamos a qualidade das descrições geradas pelo nosso método comparando-as com descrições de produto reais postadas pelos próprios anunciantes. Nessa
avaliação, contamos com a colaboração de 30 avaliadores, e verificamos que
nossas descrições são preferidas mais vezes do que as descrições originais,
sendo consideradas mais informativas, legíveis e relevantes. Além disso, nessa
mesma avaliação replicamos um método da literatura recente e executamos
um teste estatístico comparando seus resultados com o nosso método, e dessa
comparação verificamos que nosso método gera descrições mais informativas e
preferidas no geral.
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