Título: | PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NAS CONFERÊNCIAS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
MONICA REGINA DE ALMEIDA FIGUEIREDO |
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Colaborador(es): |
IRENE RIZZINI - Orientador |
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Catalogação: | 04/JUN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66909&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66909&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66909 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente dissertação tem como objetivo analisar as trajetórias e os modos
de participação de crianças e adolescentes nas Conferências dos Direitos da Criança
e do Adolescente no município do Rio de Janeiro. Refletimos sobre os fatores que
dificultam e/ou facilitam crianças e adolescentes a exercerem seu direito à
participação nas conferências, considerando que sua participação nesses espaços é
um desafio complexo de ser realizado, promovido e respeitado. Realizamos um
Estudo de Caso conduzindo entrevistas semi-estruturadas com 6 adultos e, através
de grupo focal, entrevistamos 14 adolescentes entre 16 e 18 anos, além de um jovem
de 19 anos. A análise dos dados foi conduzida utilizando como referencial teórico
o campo dos Estudos da Infância e as normativas relacionadas ao direito à
participação de crianças e adolescentes. Os resultados da análise demonstram que
o adultocentrismo desponta como um dos principais obstáculos para a efetivação
de uma participação protagonista de crianças e adolescentes neste espaço de
deliberação e construção de políticas públicas. A pesquisa proporcionou uma
compreensão abrangente dos diversos modos de participação de crianças e
adolescentes revelando que, apesar da presença de dinâmicas institucionais
dominadas por adultos, a participação desses indivíduos vem se mostrando
importante como catalisadora de mudanças.
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