Título: | OPERAÇÕES BOOLEANAS COM SÓLIDOS COMPOSTOS REPRESENTADOS POR FRONTEIRA | |||||||
Autor: |
MARCOS CHATAIGNIER DE ARRUDA |
|||||||
Colaborador(es): |
LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 13/JUL/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6688&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6688&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6688 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Num modelador de sólidos, uma das ferramentas mais
poderosas para a
criação de objetos tridimensionais de qualquer nível de
complexidade geométrica
é a aplicação das operações booleanas. Elas são formas
intuitivas e populares
de combinar sólidos, baseadas nas operações aplicadas a
conjuntos. Os tipos
principais de operações booleanas comumente aplicadas a
sólidos são: união,
interseção e diferença. Havendo interesse prático, para
garantir que os objetos
resultantes possuam a mesma dimensão dos objetos originais,
sem partes soltas
ou pendentes, o processo de regularização é aplicado.
Regularizar significa
restringir o resultado de tal forma que apenas volumes
preenchíveis possam
existir. Na prática, a regularização é realizada
classificando-se os elementos
topológicos e eliminando-se estruturas de dimensão
inferior. A proposta deste
trabalho é o desenvolvimento de um algoritmo genérico que
permita a aplicação
do conjunto de operações booleanas em um ambiente de
modelagem
geométrica aplicada à análise por elementos finitos e que
agregue as seguintes
funcionalidades: trabalhar com um número indefinido de
entidades topológicas
(conceito de Grupo), trabalhar com objetos de dimensões
diferentes, trabalhar
com objetos non-manifold, trabalhar com objetos não
necessariamente poliedrais
ou planos e garantir a eficiência, robustez e
aplicabilidade em qualquer ambiente
de modelagem baseado em representação B-Rep. Neste
contexto, apresenta-se
a implementação do algoritmo num modelador geométrico pré-
existente,
denominado MG, seguindo o conceito de programação orientada
a objetos e
mantendo a interface com o usuário simples e eficiente.
|
||||||||