Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A ESCOLHA DA ESCOLA: AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA: COLÉGIO PEDRO II
Autor: NIVIA XAVIER CORREIA NOBREGA
Colaborador(es): NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA - Orientador
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Coorientador
Catalogação: 27/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66820&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66820&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66820
Resumo:
O objetivo desta dissertação é compreender as principais motivações e estratégias familiares para o acesso e permanência dos estudantes no Colégio Pedro II (CPII) – escola federal considerada de excelência. Como método de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa com uso de duas técnicas de coleta/produção de dados, a saber: levantamento bibliográfico de artigos científicos e entrevistas semiestruturadas com os estudantes cotistas e não cotistas do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental e suas respectivas famílias. A seleção dos estudantes e de suas famílias para as entrevistas foi feita por meio da técnica denominada bola de neve, amostragem não probabilística em que os participantes iniciais das entrevistas indicam outros novos participantes até que os participantes passem a repetir a mesma resposta. Com o fito de responder aos objetivos, a pesquisa traz referenciais nos campos da Sociologia e da Sociologia da Educação. As pesquisas no campo da Sociologia da Educação costumam ser abundanyrd e abordam diversas questões como as relações entre a educação e as desigualdades socioeconômicas. Por isso, abordamos as temáticas das estratégias familiares mobilizadas pelas famílias das diferentes classes sociais (médias e populares), a relação família-escola e a temática do que são colégios públicos de excelência assim como a motivação para escolher o Colégio Pedro II. Por fim, a análise dos dados e do levantamento bibliográfico apontaram não só a existência de diferentes estratégias mobilizadas pelas famílias das camadas médias e das camadas populares para que seus filhos tenham acesso e permanência no Colégio Pedro II mas também diferentes motivações para a escolha do Colégio Pedro II. Após a análise dos dados coletados nas entrevistas, concluímos que as famílias entrevistadas possuem um alto Capital Cultural observado pelo acumulo de capital informacional e valorizam a escola pública de excelência, caso do CPII, em detrimento das escolas públicas comuns.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF