Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AS REPRESENTAÇÕES FÍSICAS EM LABORATÓRIOS DE DESIGN: PRÁTICAS DE EXPERIMENTAÇÃO MATERIAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Autor: GABRIELLA FERREIRA CHAVES VACCARI
Colaborador(es): JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS - Coorientador
Catalogação: 21/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66781&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66781&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66781
Resumo:
O ensino remoto estabelecido emergencialmente em função da pandemia de Covid-19 trouxe grandes desafios a educadores, que precisaram adequar as rotinas de ensino rapidamente para conduzir as aulas. No ensino em design, a experimentação material realizada em ambientes de laboratório de design é primordial para formação de estudantes de design de produtos que, por intermédio das construções físicas, exploram criativamente suas ideias ou as colocam em testes para a validação de conceitos e soluções de design, em um ambiente de ensino compartilhado por alunos, professores e profissionais técnicos. Esta dissertação apresenta o relato da experiência da autora na elaboração e implementação de alternativas de trabalho que permitiram a continuidade das práticas de experimentação material, por meio de representações físicas, em disciplinas amparadas pelo Laboratório de Modelos e Protótipos, pertencente ao curso de graduação em design de produtos, da PUC-Rio, no decorrer do isolamento social. O referencial teórico que sustenta a dissertação inclui autores como Donald Shön, Nigel Cross e Antônio Santoni Rugiu e por meio de metodologia participativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, busca-se observar e refletir o lugar da experimentação em laboratórios de design e sobre os ensino aprendizados ocorridos nestes espaços, destacando-se a importância das representações físicas no desenvolvimento de projeto de produtos. Por fim, apresenta-se as propostas que foram implementadas em um contexto de ensino remoto emergencial, como forma de possibilitar que a rotina de trabalho dos alunos, em suas residências.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF