Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PRÁTICAS E INTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID: ATORES NÃO PREVISTOS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA
Autor: MARIA EDUARDA DA CUNHA SILVA
Colaborador(es): NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA - Orientador
JULIANA CRISTINA ARAUJO DO N COCK - Coorientador
Catalogação: 20/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66779
Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das ações da CAPES para o aperfeiçoamento da formação docente no Brasil. Em suas normativas, o Programa define a articulação entre IES e escolas públicas de Educação Básica por meio da inserção do licenciando no cotidiano do seu futuro ambiente de trabalho, prevendo esse agente como o principal beneficiário da política. No entanto, a implementação do Programa depende de determinadas práticas e interações, o que causa consequências que não foram previstas na formulação. Nesse sentido, esta dissertação, sob o modelo bottom-up de análise de políticas, investiga se o aluno da escola-campo em que se implementa um PIBID pode também ser considerado um beneficiário da política. Para isso, escolheu-se o Subprojeto de Matemática do PIBID da Universidade Federal Fluminense no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), regulamentado pelo Edital número 23/2022. Com os objetivos de mapear percepções sobre práticas e interações na implementação desse Subprojeto e de depreender se há benefícios ou sanções para alunos da escola, foram realizadas análises documentais, observações e entrevistas. A partir da análise do conteúdo, devido a especificidades do COLUNI-UFF, resultam a interpretação da contribuição dos Bolsistas de Iniciação à Docência em relação aos aprendizados e às vivências escolares dos alunos da escola e ainda a identificação de novos agentes não previstos no Programa. Por fim, conclui-se que os Pibidianos, dentro do contexto do COLUNI, compartilham benefícios advindos do Programa com os estudantes da escola.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF