Título: | PRÁTICAS E INTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID: ATORES NÃO PREVISTOS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA | ||||||||||||
Autor: |
MARIA EDUARDA DA CUNHA SILVA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA - Orientador JULIANA CRISTINA ARAUJO DO N COCK - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 20/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66779 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das
ações da CAPES para o aperfeiçoamento da formação docente no Brasil. Em suas
normativas, o Programa define a articulação entre IES e escolas públicas de
Educação Básica por meio da inserção do licenciando no cotidiano do seu futuro
ambiente de trabalho, prevendo esse agente como o principal beneficiário da
política. No entanto, a implementação do Programa depende de determinadas
práticas e interações, o que causa consequências que não foram previstas na
formulação. Nesse sentido, esta dissertação, sob o modelo bottom-up de análise de
políticas, investiga se o aluno da escola-campo em que se implementa um PIBID
pode também ser considerado um beneficiário da política. Para isso, escolheu-se o
Subprojeto de Matemática do PIBID da Universidade Federal Fluminense no
Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), regulamentado pelo Edital
número 23/2022. Com os objetivos de mapear percepções sobre práticas e interações na
implementação desse Subprojeto e de depreender se há benefícios ou sanções para
alunos da escola, foram realizadas análises documentais, observações e entrevistas.
A partir da análise do conteúdo, devido a especificidades do COLUNI-UFF,
resultam a interpretação da contribuição dos Bolsistas de Iniciação à Docência em
relação aos aprendizados e às vivências escolares dos alunos da escola e ainda a
identificação de novos agentes não previstos no Programa. Por fim, conclui-se que
os Pibidianos, dentro do contexto do COLUNI, compartilham benefícios advindos
do Programa com os estudantes da escola.
|
|||||||||||||
|