Título: | BOLEIRAS DO ATERRO: UMA ETNOGRAFIA SOBRE FUTEBOL, GÊNERO, SOCIABILIDADE E APRENDIZAGEM EM UM PARQUE PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
LILIANE DE FATIMA DIAS MACEDO |
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Colaborador(es): |
MYLENE MIZRAHI - Orientador |
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Catalogação: | 16/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66760&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66760&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66760 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Essa tese trata-se de uma etnografia realizada juntamente com um grupo de
mulheres, as Boleiras do Aterro, que jogam futsal semanalmente em uma quadra
pública localizada no Aterro do Flamengo. Em um diálogo entre Educação e
Antropologia são levantadas questões sobre gênero, agência e sociabilidade. Para
obtenção dos dados foi realizada a observação participante. O Aterro do Flamengo
é considerado palco das peladas no Rio de Janeiro e é fator fundamental na
dinâmica das Boleiras. A partir das observações foi possível descrever como se
dão as interações das mulheres com esse espaço, entre elas mesmas e com os
homens que participam dos jogos. Apesar de ser um agrupamento bem-organizado
ele não é fixo. Semanalmente, acontecem associações e dissociações e o único
fator recorrente é o acontecimento dos jogos, independentemente de quais sujeitos
estejam presentes. A relação com os homens, os usos do espaço público, os
churrascos, o grupo do WhatsApp e heterogeneidade desse grupo faz com que
esse seja único. Utilizo da Teoria Ator-Rede (ANT) de Bruno Latour et al. (2012)
para descrever como a realidade das Boleiras se descortina e como ocorrem as
agências, buscando entendê-la como um efeito, uma consequência e não algo
dado, pronto e estável. Utilizo, ainda, as contribuições de Lave e Wenger (1991)
e Ingold (2020) para compreender como se dá o aprendizado desse esporte pelas
jogadoras, onde a aprendizagem é considerada um aspecto inerente de toda prática
social e educação se trata de uma prática de atenção, e não de transmissão. No
Aterro do Flamengo essas mulheres constituem um modo próprio de
aprendizagem desse esporte. Em uma relação em que o futebol é o elo e o parque
o espaço que possibilita que a prática ocorra, elas incorporam o jogo e todas as
relações implicadas em sua prática.
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