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Título: HISTÓRIA E IMAGEM, LUDICIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE JOGO DE TABULEIRO
Autor: RAFAEL COELHO BASTOS
Colaborador(es): JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador
Catalogação: 14/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66693&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66693&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66693
Resumo:
O lúdico tem grande importância e eficácia como estratégia educacional. Neste contexto, o uso de jogos é elemento fundamental da ludicidade. Assim, a presente dissertação objetiva apresentar um Produto Educacional, o qual seja sustentável do ponto de vista orçamentário e que possa ser realizado pelo professor mesmo com poucos recursos, independentemente de apoio institucional ou financeiro, tendo em vista a realidade precária de parte significativa das escolas públicas brasileiras. Ademais, intenta demonstrar, por meio de levantamento bibliográfico e debate entre as obras, que o lúdico é uma linguagem que funciona e que jogar em História é algo sério. Além disso, comprovar que o jogo é um importante meio de cooperação, participação, protagonismo discente e engajamento, na medida em que por sua própria natureza, leva à participação, à socialização e ao envolvimento, sendo possível avaliar os estudantes sob essa perspectiva, rompendo com sistemas tão somente voltados a práticas avaliativas pautadas pela quantificação de escala numérica e notas. Dessa forma, a proposta lúdica, neste caso em comento, se alicerça em um jogo de tabuleiro físico com perguntas e respostas, projetadas através de um datashow, que trabalhem conteúdos escritos de história, mas também conteúdo imagético, com temas do século XX e XXI, o qual se intitula História e Imagem.
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