Título: | HISTÓRIA E IMAGEM, LUDICIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE JOGO DE TABULEIRO | ||||||||||||
Autor: |
RAFAEL COELHO BASTOS |
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Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 14/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66693&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66693&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66693 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O lúdico tem grande importância e eficácia como estratégia educacional.
Neste contexto, o uso de jogos é elemento fundamental da ludicidade. Assim, a
presente dissertação objetiva apresentar um Produto Educacional, o qual seja
sustentável do ponto de vista orçamentário e que possa ser realizado pelo professor
mesmo com poucos recursos, independentemente de apoio institucional ou
financeiro, tendo em vista a realidade precária de parte significativa das escolas
públicas brasileiras. Ademais, intenta demonstrar, por meio de levantamento
bibliográfico e debate entre as obras, que o lúdico é uma linguagem que funciona e
que jogar em História é algo sério. Além disso, comprovar que o jogo é um
importante meio de cooperação, participação, protagonismo discente e
engajamento, na medida em que por sua própria natureza, leva à participação, à
socialização e ao envolvimento, sendo possível avaliar os estudantes sob essa
perspectiva, rompendo com sistemas tão somente voltados a práticas avaliativas
pautadas pela quantificação de escala numérica e notas. Dessa forma, a proposta
lúdica, neste caso em comento, se alicerça em um jogo de tabuleiro físico com
perguntas e respostas, projetadas através de um datashow, que trabalhem conteúdos
escritos de história, mas também conteúdo imagético, com temas do século XX e
XXI, o qual se intitula História e Imagem.
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