Título: | MEMÓRIAS SOBRE SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DE FAMÍLIAS NEGRAS | ||||||||||||
Autor: |
CLAUDINA DAMASCENA OZORIO |
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Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 09/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66627&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66627&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66627 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo teve como objetivo geral investigar sobre trajetórias de
socialização e socialização étnico-racial em famílias negras brasileiras, abrangendo
interações dos filhos e filhas no ambiente familiar e no espaço escolar, desde a
infância até o fim da adolescência. Para tanto, o trabalho foi dividido em três
grandes eixos temáticos: O Eixo 1 apresentou as famílias negras em contexto sócio
histórico brasileiro, narrando a história e a trajetória de cada família entrevistada.
O Eixo 2 discorreu sobre trajetórias de socialização e socialização étnico-racial no
ambiente familiar e escolar, com foco na infância e na adolescência dos filhos/as
participantes. O Eixo 3 abordou os projetos educativos das famílias para a prole,
buscando compreender como os filhos/as vivenciaram na prática os projetos
educativos elaborados pelos seus cuidadores. Foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com 10 famílias, composta por 10 díades (10 mães e 6 filhas e 4
filhos), mais 1 mãe que deu o seu relato, porém o filho não pode participar,
totalizando 11 mães participantes. Para a obtenção dos resultados foi feita a análise
de conteúdo (Bardin, 2016) e pelo software IRaMuTeQ. Nos resultados encontrou-se que o investimento parental de cuidado extra maternal foi necessário na trajetória
de socialização da prole, com ajuda fundamental da rede de apoio, especialmente
das avós, irmãs, tias e vizinhas. No geral, os ambientes de cuidado das famílias
entrevistadas envolveram múltiplos cuidadores, com diversas pessoas funcionando
como parceiros de interação. Porém, a figura materna continuou sendo a referência
principal de cuidado com a prole, sendo a figura paterna fonte de apoio secundário,
mas quase sempre ausente ou indisponível. As histórias compartilhadas destacaram
a importância atribuída à escolha da escola que está diretamente relacionada com
as vivências na escola, mas tais vivências fogem do controle dos projetos educativos
das mães, como racismo, discriminação, bullying e preconceito. Acredita-se que
essa pesquisa contribui significativamente para a literatura sobre famílias negras,
trajetórias de socialização e socialização étnico-racial, porém, o estudo tem
limitações, como a multiplicidade temática, e necessita ser ampliado e aprofundado.
Entretanto, oferece valiosas contribuições para as áreas de psicologia clínica, social
e do desenvolvimento, promovendo reflexões sobre as complexidades em torno das
famílias negras e da socialização étnico-racial nesse núcleo. Sugere-se, ainda, que
seu material possa ser utilizado como referência na construção de ferramentas
teórico-práticas de intervenção clínica e social.
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