Título: | MUNDURUKU: RELATOS DE PESQUISA E DOCÊNCIA JUNTO AOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BAIXO TAPAJÓS | ||||||||||||
Autor: |
GUSTAVO DA ROSA PIRES |
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Colaborador(es): |
ANDERSON ANTONIO PEDROSO - Orientador CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA - Coorientador |
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Catalogação: | 09/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66625&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66625&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66625 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Região de conflito de interesses econômicos e ambientais, no oeste do estado do Pará, fica a
Floresta Nacional do Tapajós, que é alvo de crescentes ataques por atividades ilegais como o
garimpo, a extração de madeira e o plantio de soja em larga escala. No intuito de fortalecer lutas
sociais através da comunicação, o Projeto Amazônia (Universidade de Brasília) é uma série de
ações feitas por grupo de pesquisadores que atuam junto a aldeia de etnia Munduruku. Na
intenção de contemplar o entre-lugar que há na pós-colonialidade latino-americana, o presente
trabalho serve-se da ideia de ciborgues: manifestações existenciais físicas constituídas no
apagamento de suas identidades originais, e, ao focalizar o aspecto de responsividade que o
vídeo oferece aos que se encontram em tal realidade, o estudo também busca conceituar o que
seria afinal esse suporte eletromagnético. Para tanto, serão rememoradas vivências de ensino do
audiovisual no território mencionado. A reflexão está calcada em autores como Phillipe Dubois;
Donna Haraway e Silviano Santiago. Em conclusão, esta dissertação elogia o uso da tecnologia
digital em questão enquanto possibilidade de registro da memória e projeto de sociedade para
transformação de futuro.
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