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Título: MUNDURUKU: RELATOS DE PESQUISA E DOCÊNCIA JUNTO AOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BAIXO TAPAJÓS
Autor: GUSTAVO DA ROSA PIRES
Colaborador(es): ANDERSON ANTONIO PEDROSO - Orientador
CELIA KINUKO MATSUNAGA HIGAWA - Coorientador
Catalogação: 09/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66625&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66625&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66625
Resumo:
Região de conflito de interesses econômicos e ambientais, no oeste do estado do Pará, fica a Floresta Nacional do Tapajós, que é alvo de crescentes ataques por atividades ilegais como o garimpo, a extração de madeira e o plantio de soja em larga escala. No intuito de fortalecer lutas sociais através da comunicação, o Projeto Amazônia (Universidade de Brasília) é uma série de ações feitas por grupo de pesquisadores que atuam junto a aldeia de etnia Munduruku. Na intenção de contemplar o entre-lugar que há na pós-colonialidade latino-americana, o presente trabalho serve-se da ideia de ciborgues: manifestações existenciais físicas constituídas no apagamento de suas identidades originais, e, ao focalizar o aspecto de responsividade que o vídeo oferece aos que se encontram em tal realidade, o estudo também busca conceituar o que seria afinal esse suporte eletromagnético. Para tanto, serão rememoradas vivências de ensino do audiovisual no território mencionado. A reflexão está calcada em autores como Phillipe Dubois; Donna Haraway e Silviano Santiago. Em conclusão, esta dissertação elogia o uso da tecnologia digital em questão enquanto possibilidade de registro da memória e projeto de sociedade para transformação de futuro.
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